14/08/2017
Atendendo a um convite oficial da Prefeitura Municipal, uma comitiva da Câmara de Vereadores de Vista Alegre do Alto participou de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, no dia 1º de agosto. O objetivo do encontro foi promover a gestão participativa através da divulgação da importância da ETE para o saneamento básico e, consequentemente, para a qualidade de vida no município.
O presidente da Câmara Municipal Zé Ricardo Joanini e os vereadores Zé Reis, Zezé Calderani Yaekashi, Roberto César e Gilmar Cecato foram acompanhados pela assessora de Meio Ambiente Daiane Barros e o vice-prefeito Arlindo Balsanelli. Durante a visita, os parlamentares receberam todas as informações técnicas sobre o processo de tratamento de esgoto e foram informados sobre os planos da administração municipal para readequar o sistema.
Segundo a assessora Daiane Barros “a intenção da gestão municipal é dar conhecimento a toda população, a fim de que todos possam reconhecer a importância do tratamento do esgoto, pois reflete na saúde e no cuidado com o meio ambiente”. Ela destacou que o tratamento permite que o efluente não cause um impacto ambiental nos corpos hídricos. “É importante que a população conheça para que seja evitado o despejo inadequado de líquidos, como óleo de cozinha usado que prejudica o tratamento”, reforçou.
Paralelamente a este projeto de divulgação da ETE, a prefeitura desenvolve o projeto Reoleo que recolhe o óleo de cozinha usado da população e destina adequadamente para fabricação de biodiesiel.