18/07/2011
Escola “Irineu Julião” recebeu o programa “Clube do Bem-Te-Vi” desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
Com muito entusiasmo, os alunos do 2º ao 5º ano da escola da rede municipal de ensino de Vista Alegre do Alto participaram do programa educativo de trânsito “Clube do Bem-Te-Vi”. As atividades foram realizadas na escola “Professor Irineu Julião” no dia 6 de julho. Foram responsáveis pelo desenvolvimento do programa nas cidades os policiais sargento Agnaldo Carlos de Melo, os cabos João Carlos Rodrigues da Silva e Douglas Estevão de Araújo e o soldado Mauro José Novaes. Eles empregaram nas apresentações recursos audiovisuais e linguagem de acordo com a faixa etária, bem como brincadeiras que visam fixar o tema abordado, envolvendo alunos e professores.
Ao término das palestras, os estudantes recebem material educativo de trânsito (revista, talão de autuação de infrações de trânsito mirim e Carteira Nacional de Habilitação Mirim). Segundo o cabo João Carlos, o programa é inteiramente gratuito, não havendo nenhum custo para o município. “Todo o programa, inclusive o material didático, é custeado pelo Detran/SP”, explicou.
Para solicitar o programa, a escola deve encaminhar ofício à Divisão de Educação de Trânsito do Detran/SP ou entrar em contato com o sargento Melo pelos telefones (11) 8285- 7441 ou (11) 3627-7257 e também, se preferir, pelo seguinte e-mail: [email protected]. Será feito o agendamento de uma reunião que definirá detalhes do curso.
Criado em 1990, o “Clube do Bem-Te-Vi” é um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, que tem a finalidade pedagógica de “educar para o trânsito”, as crianças matriculadas nos estabelecimentos de ensino de todo o Estado de São Paulo.
A ação educativa tem como objetivo transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito aos estudantes, procurando conscientizá-los sobre a importância de preservar a integridade física das pessoas nas vias públicas, contribuindo, assim, para a formação da consciência cidadã.
Outras cidades - As crianças do ensino fundamental de Pradópolis também receberam noções de trânsito através do Clube do Bem-Te-Vi do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP). Nos meses de agosto e setembro, o programa atenderá as cidades de Jaboticabal e Monte Alto, respectivamente.
A presença física dos policiais militares monitores nos estabelecimentos de ensino, devidamente caracterizados com seus uniformes peculiares de policiamento, faz com que os alunos assimilem e retenham com maior propriedade e seriedade os ensinamentos transmitidos. Os escolares participam ativamente das palestras, apresentando suas dúvidas e curiosidades.