09/12/2009
Dentre os objetivos do Programa Educação para o Trabalho, destaque para a integração do jovem no mercado de trabalho como um cidadão atuante, responsável e consciente de seus direitos e deveres, além da necessidade de proporcionar a eles momentos de lazer integrado à cultura. Sendo assim, no dia 12 de novembro, os alunos visitaram o Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo, na cidade de Bebedouro. Na ocasião, puderam observar e ter contato com a existência de 92 modelos de automóveis antigos, além máquinas e aviões, de modo que aumentaram sua cultura geral durante horas agradáveis de lazer.
No mesmo dia, os jovens conheceram também a sede do Senac de Bebedouro, onde foram recebidos pelas professoras Silvia e Gisele e, ainda, visitaram a Sala do Programa Educação para o Trabalho - Trampolim. Durante a visita relacionaram-se com outras turmas do mesmo curso, exercitando conceitos trabalhados em sala de aula.
Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos, no dia 13 de novembro, os cursistas apresentaram os Planos de Ação na Comunidade, no qual vinham trabalhando desde o início do curso. O evento aconteceu na Câmara municipal e foi prestigiado pela coordenadora do Programa Educação para o Trabalho, Maria Aparecida Sitta; pela secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha; pela diretora de EMEIEF “Irineu Julião”, Sônia Elisabete Nomura Pedrazzoli; pelo secretário de Planejamento de Obras e Serviços, Felipe Fiorani; pelo coordenador da Agricultura e Meio Ambiente, Ednei Roberto Borelli; e pelo vereador José Roberto Russino.
No dia 16 de novembro, por ocasião das atividades referentes ao Instrumental Sistemas e Processos organizacionais, os alunos foram contemplados com a visita de Mauro de Jesus Garcia, profissional do setor de Recursos Humanos da Nardini Agroindustrial. Os objetivos da atividade foram promover a conexão entre os conteúdos apresentados por meio do referido Instrumental e as explicações dadas por um profissional que atua dentro de uma empresa real e conhecida dos alunos; e, levar os participantes do Programa a questionarem esse profissional, esclarecendo dúvidas e sanando curiosidades, além de possibilitar a confiabilidade das informações que receberam.
Na sequência das atividades, no dia 17 de novembro, com o objetivo de buscar referências no mercado de trabalho, estabelecendo comparações com os temas desenvolvidos em sala de aula; além de desenvolver o senso crítico, de observação e análise de contexto, os participantes do Programa foram conhecer a Indústria de Polpas e Conservas Val, onde conheceram a fábrica e todo o processo de produção. Na ocasião, mais uma vez os alunos puderam dialogar com um profissional que está em plena atividade. Foram recebidos pelos funcionários Welmans e Heider que explanaram sobre questões relativas à gestão de pessoas; estrutura de organograma de uma empresa; além de organização, missão e valores de uma empresa conhecida e em plena atividade.
Todas as atividades realizadas tiveram seus objetivos atingidos e, certamente, promoveram o desenvolvimento pessoal dos alunos do curso. A turma agradece o total apoio da Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto, assim como da secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, sem o qual não seria possível a realização das atividades.