18/05/2010
A Biblioteca Municipal de Vista Alegre do Alto, que funciona na praça central da cidade, completou em março dois anos de atividades voltadas para a cultura. Com diversificado acervo (com cerca de seis mil títulos sobre diferentes temas), o espaço também oferece programa de inclusão digital. Além do curso básico de informática, os 10 computadores possibilitam a realização de pesquisas e trabalhos escolares. Isso tudo num ambiente agradável e acolhedor, voltado a todas as faixas etárias, mas principalmente para atender a educação básica.
“A biblioteca caiu no gosto do povo vista-alegrense e se tornou um grande sucesso”, disse a professora Tatiane Miranda. Formada em História, Tatiane juntamente com quatro estagiárias presta o atendimento ao público de segunda-feira a sábado, das 7 às 17 horas. A professora lembra que além do acervo para consultas, oferece internet grátis, empréstimos de livros e outras atividades culturais. Também destaca o apoio do prefeito Antonio Fiorani e da secretária de Educação e Cultura, Maria Rita Vieira Cunha.
Segundo Tatiane, passam pela biblioteca todo o dia cerca de 20 estudantes para variadas atividades. Os livros mais procurados estão relacionados com a literatura infantil. Enquanto uns optam pela leitura, outros preferem a internet. Ela aproveita o momento para convidar a comunidade a frequentar mais o espaço, participar dos projetos e desfrutar do amplo e confortável espaço para estudos. Os serviços são gratuitos e necessitam de cadastramento prévio que pode ser feito na própria biblioteca.
Outra ação desenvolvida pela biblioteca que merece destaque é a roda de leitura. Uma vez por semana, crianças da escola “Irineu Julião” participam do projeto “Vem que eu te conto uma história”. O objetivo da proposta é motivar a leitura e a imaginação da criançada. “Estamos aqui para levar conhecimento através de historinhas, que resgata o lúdico, a magia, a fantasia. Isso fascina as crianças”, informa.