19/10/2009
Prefeitura amplia ações para preservação do meio ambiente e implanta programa de coleta de óleo de cozinha usado.
A Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto estabeleceu parceria com a Granol para desenvolver o programa de coleta de óleo de frituras na cidade, visando dar destinação correta ao óleo utilizado na cozinha das residências, lanchonetes e restaurantes. Segundo o secretário municipal Felipe Fiorani, o programa tem por objetivo auxiliar as pessoas a eliminar os resíduos, destinando-os de forma ambientalmente correta. “Reciclando o óleo, as pessoas contribuem para a redução da poluição do solo, de rios e nascentes, e para a redução de custos no tratamento de efluentes”, comentou.
A cada dois pets de dois litros contendo óleo de fritura usado, será trocado por um pet de 900 ml de óleo refinado de soja novo, marca Granol. O posto de coleta funcionará no ginásio municipal de esportes e centro de lazer, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Todo óleo de fritura usado coletado será enviado para a Granol de Bebedouro que receberá este óleo e o transformará em biodiesel (combustível reciclável e ecológico), por meio do programa chamado “Ação Grandiesel e o Meio Ambiente”.
O programa faz parte das iniciativas da administração municipal indicadas no plano de ações do programa “Município Verde-Azul”. “A destinação errada do óleo das frituras é uma séria ameaça ao meio ambiente. O óleo despejado na pia ou colocado no lixo contamina rios, mar, solo e lençóis freáticos. Um único litro é suficiente para poluir um milhão de litros de água”, destaca Felipe. Em sua opinião, investimentos em programas e ações são constantes, demonstrando a preocupação e o empenho da Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto em preservar o meio ambiente.
Danos - São vários os danos causados ao meio ambiente pelo óleo de fritura quando descartado de forma incorreta: se despejado em ralos de pias resultará no entupimento dos canos - com o agravante de que baratas se alimentam deste rejeito; se for jogado na rede de esgotos provocará entupimento da tubulação, além de mau cheiro. Se lançado no solo a conseqüência será o desequilíbrio ecológico, afetando lençóis freáticos e mananciais de abastecimento de água potável; se descartado em aterros sanitários, o óleo produz a contaminação do solo. Se for despejado em rios causará prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, pois o óleo cria uma barreira na superfície dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água, resultando na destruição de espécies da flora e da fauna - apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar um milhão de litros de água.