Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Costureiras terão Cooperativa.

30/03/2010

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto pretende implantar ainda este ano a cooperativa de costura; a primeira reunião teve a presença de 50 mulheres.

Com objetivo de gerar tra­ba­lho e renda à população local, a Prefeitura de Vista Alegre do Al­to está incentivando e auxi­lian­do o processo de criação e ins­talação da cooperativa de cos­tu­reiras, formada por ex-alunas dos cursos promovidos pela ad­ministração municipal. O pro­jeto [um antigo sonho do prefeito Antonio Fiorani] começa a en­gatinhar. O pontapé inicial foi da­do na última segunda-feira (22) com uma reunião sobre co­operativismo que reuniu um gru­po de cerca de 50 mulheres na Câmara Municipal.

Na oportunidade, o consul­tor do Sebrae, Elinton Silvério, orien­tou as costureiras sobre os procedimentos para a criação da cooperativa e como ela fun­cio­na. O prefeito Antonio Fiorani esteve na abertura dos trabalhos e não escondeu seu entusias­mo.  “O projeto vinha sendo dis­cutido há algum tempo, já que Vista Alegre do Alto tem muitas profissionais capacitadas”, re­la­ta o chefe do Executivo. O verea­dor José Ricardo Joanini tam­bém compareceu a reunião e apoia a iniciativa.

O trabalho de organização de­pende ainda de um período de discussão e maturação. Se­gundo a Prefeitura, a medida é um grande incentivo a geração de emprego e renda no muni­cí­pio. O Sebrae será o respon­sá­vel pela consultoria para mon­ta­gem e administração da co­ope­rativa até as profissionais se organizarem e estarem aptas a assumir a gestão.

No curso oferecido pela Pre­feitura Municipal, as alunas aprendem a confeccionar ca­mi­setas, blusas, vestidos, cal­ças e saias, por exemplo, em má­­quinas de costura reta, over­loque e galoneira.