30/03/2010
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto pretende implantar ainda este ano a cooperativa de costura; a primeira reunião teve a presença de 50 mulheres.
Com objetivo de gerar trabalho e renda à população local, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto está incentivando e auxiliando o processo de criação e instalação da cooperativa de costureiras, formada por ex-alunas dos cursos promovidos pela administração municipal. O projeto [um antigo sonho do prefeito Antonio Fiorani] começa a engatinhar. O pontapé inicial foi dado na última segunda-feira (22) com uma reunião sobre cooperativismo que reuniu um grupo de cerca de 50 mulheres na Câmara Municipal.
Na oportunidade, o consultor do Sebrae, Elinton Silvério, orientou as costureiras sobre os procedimentos para a criação da cooperativa e como ela funciona. O prefeito Antonio Fiorani esteve na abertura dos trabalhos e não escondeu seu entusiasmo. “O projeto vinha sendo discutido há algum tempo, já que Vista Alegre do Alto tem muitas profissionais capacitadas”, relata o chefe do Executivo. O vereador José Ricardo Joanini também compareceu a reunião e apoia a iniciativa.
O trabalho de organização depende ainda de um período de discussão e maturação. Segundo a Prefeitura, a medida é um grande incentivo a geração de emprego e renda no município. O Sebrae será o responsável pela consultoria para montagem e administração da cooperativa até as profissionais se organizarem e estarem aptas a assumir a gestão.
No curso oferecido pela Prefeitura Municipal, as alunas aprendem a confeccionar camisetas, blusas, vestidos, calças e saias, por exemplo, em máquinas de costura reta, overloque e galoneira.