23/07/2007
Durante a última semana, Vista Alegre do Alto recebeu a visita dos estudantes que participam do projeto Caravanas do Conhecimento. Vindos de Franco da Rocha, eles chegaram à cidade na manhã de segunda-feira, 16 de julho. O grupo formado por 40 crianças - com idades entre 9 e 11 anos - ficou alojado na escola municipal “Irineu Julião” até a última sexta-feira, 20 de julho.
Eles participaram de visitas a sítios, indústrias, plantações agrícolas, museus, além de atividades recreativas e culturais. Também conheceram os principais pontos turísticos da região. Em Vista Alegre do Alto, os estudantes visitaram a Usina Nardini e a indústria Val Alimentos. Ainda estiveram no sítio do professor Marcos Pierre Vitória tendo contato com cavalos, porcos e o cultivo de cebola.
A caravana foi à Monte Alto e conheceram várias atrações como Museu Histórico e Cultural, Museu de Paleontologia e Arqueologia. Visitaram o Mausoléu da Menina Izildinha, Morrinho da Santa Luzia, a serra da Água Limpa e o marco da colonização japonesa na região, além do sítio arqueológico onde foram encontrados os restos mortais de uma tribo indígena datada de 1.500 anos atrás.
Em um jantar de confraternização, o prefeito Antonio Fiorani aproveitou para agradecer a presença, destacando que a cidade estará sempre à disposição para receber os visitantes e acolhe-los da melhor maneira possível.
A viagem marcou a segunda parte do programa Caravanas do Conhecimento deste ano. Criado nos anos 80 e desenvolvido pela Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam, o projeto foi retomado em 2003 e se constitui de duas fases: na primeira, chamada Interior na Praia, nas férias de janeiro - os estudantes do interior são levados para conhecer cidades do litoral paulista e, na segunda fase, Redescobrindo o Interior - os estudantes do litoral e das regiões metropolitanas são convidados a conhecer o interior.