Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Envelhecimento sadio e ativo é prioridade em Vista Alegre do Alto.

14/07/2010

Além do trabalho de prevenção de quedas e combate à violência ao idoso, a interlocutora da saúde da pessoa idosa a Enfermeira Valéria Cristina Fíngoli Bragadini, apresentou no Conselho Municipal de Saúde e à Secretária Municipal de Saúde Camila Dalócio, o Plano Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, após curso e apresentação na Regional de Saúde de Barretos.

“A longevidade, com qualidade de vida é um objetivo convergente com premissas da promoção da saúde. Viver mais e bem é um ideal intimamente relacionado à saúde em sua apreensão mais ampla como potencial de satisfação das aspirações humanas. A velhice relaciona-se intimamente com a preservação da autonomia do indivíduo. A promoção do envelhecimento saudável para a atenção ao idoso está relacionada com as práticas de saúde, em geral, e é vista como valiosa conquista humana e social.  Propiciar um envelhecimento saudável a toda a população é um dos nossos objetivos”, comenta a enfermeira.

Pensando dessa forma o Sr. Prefeito Municipal Antônio Fiorani, deu um grande passo no investimento do envelhecimento saudável ao assinar na semana passada um convênio para criação da Praça de Exercício do Idoso, o que demonstra a preocupação do poder executivo em proporcionar qualidade de vida para os munícipes da terceira idade.

Na busca pelo corpo perfeito e pela juventude eterna, muitas pessoas se perdem em meio a tantas cirurgias plásticas, aplicações e tratamentos e, muitas vezes, se esquecem que o fundamental para um envelhecimento saudável é cuidar da alimentação e da mente. O tipo de dieta, a quantidade e qualidade dos alimentos, além da prática de exercícios físicos garantem a qualidade de vida e, conseqüentemente, determinam a saúde. Portanto, as palavras-chave para o equilíbrio são consciência e moderação no dia-a-dia.  

“À medida que o organismo envelhece, mais cuidados precisam ser tomados: é necessária a adaptação do corpo e, conseqüentemente da alimentação, o que evidencia a importância do trabalho multiprofissional desenvolvido no município nos setores de saúde e assistência social”, finaliza a enfermeira.