13/08/2010
A Escola Municipal “Irineu Julião”, de Vista Alegre do Alto, voltou a aparecer em destaque no ranking das escolas de todo o estado segundo o desempenho dos alunos das primeiras séries do ensino fundamental. Na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2009, recentemente divulgado pelo Ministério da Educação, a escola tirou nota 6,8. O desempenho iguala a meta estabelecida pelo MEC para a escola alcançar em 2021.
A avaliação do Ideb é realizada de dois em dois anos e é um instrumento criado pelo governo federal para avaliar a educação básica. Serve também para analisar o cumprimento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Na prática, mostra para gestores, alunos, pais e professores como está a qualidade da escola.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, com determinação por uma educação de qualidade, o município juntamente com a parceria Name/COC disponibilizou à unidade de ensino todos os recursos pedagógicos, capacitações para os profissionais da educação, equipe multidisciplinar, projetos e oficinas de incentivo a leitura, como avaliação, interpretação e produção de texto; Oficina Cultural Cândido Portinari em parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo; Projeto “Brincar”; e, o Projeto “Entre na Roda”, por exemplo.
Para a diretora da Escola, Sônia Elisabete Nomura Pedrazzoli, foi enorme a satisfação atingir já, em
O prefeito Antonio Fiorani também comemorou o resultado do Ideb. Informou que o índice alcançado pela escola “Irineu Julião” é um dos melhores em âmbito nacional, colocando o município de Vista Alegre do Alto em quarto lugar. O chefe do Executivo aproveitou para parabenizar a Secretaria da Educação, a direção da escola, os professores, funcionários, enfim, todos os envolvidos na área da educação. Em sua opinião, “a meta superada representa o esforço dos profissionais da educação, da equipe pedagógica e todos os servidores da educação que trabalham pela excelência no ensino”.
Ideb - Criado em 2007, o Ideb mede a qualidade do ensino de todos os municípios brasileiros e estabelece uma classificação numérica numa escala de zero a 10. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.