15/08/2007
A segunda fase da vacinação contra poliomielite está marcada para 25 de agosto, das 8 às 17 horas. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças com até 5 anos de idade. Na primeira etapa da campanha, que ocorreu em 16 de junho, o município superou a meta e chegou a quase 100% de adesão. Todas as crianças devem tomar esta segunda dose porque somente com ela fica garantida a cobertura vacinal contra a doença. Mesmo quem não foi ao Centro de Saúde na primeira fase deve ir agora. A imunização só se completa tomando as duas doses da vacina.
A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como única arma capaz de viabilizar a erradicação global da doença. Além da dose contra paralisia, as crianças poderão receber doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.
Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da cidade. A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.