Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Exposição ambiental atrai grande público em Vista Alegre.

06/04/2012

Aproximadamente 1.700 pes­­­soas passaram pela expo­si­ção ambiental “Homem x Na­tureza” - um percurso pelos qua­tro elementos, promovida pela Sicoob Credicitrus em Vista Ale­gre do Alto no período de 12 a 18 de março. Com entrada gra­tuita, a exposição foi montada na praça central da cidade e con­tou com apoio da Pre­feitura Municipal, através da Co­ordena­doria de Agricultura e Meio Am­biente.

Merece destaque o grande número de estudantes de es­co­las municipais, estaduais e EJA de Vista Alegre do Alto e de Pi­ran­gi, somando mais de 1.500 alu­nos que participaram de vi­sitas monitoradas por biólogos, com dinâmicas, brincadeiras e explicações sobre os impactos causados pelo homem ao pla­ne­ta, além de oferecerem dicas para mantermos uma convi­vên­cia mais harmoniosa com a na­tu­reza.

Promovida pela Sicoob Cre­dicitrus e assinada pelo curador Álvaro Guillermo, a exposição tem como objetivo promover uma reflexão a respeito do im­pacto que o homem vem cau­sando no planeta e apresentar alternativas para tornar sua con­vivência mais harmônica e sus­ten­tável.

Viagem sensorial - Com ce­­nografia impressionante e de forma interativa, a exposição “Ho­­mem x Natureza” promove uma reflexão sobre a relação en­­tre os seres humanos e a na­tu­­reza, por meio de uma “via­gem” pelos quatro elementos: ter­ra, água, fogo e ar. Cada ele­mento é representado por um am­biente distinto, que apresen­ta condições climáticas coeren­tes com o tema, com elementos visuais, táteis e sonoros. Os mó­dulos dos quatro elementos apresentam a situação em que o planeta se encontra e propos­tas para reverter a situação. Há ainda dois módulos comple­men­­tares, que representam o caos gerado pelo lixo e o mundo em decomposição.

A exposição itinerante já passou por diversas cidades de São Paulo e Triângulo Mineiro, atraindo público superior a 60 mil pessoas e percorrerá vários municípios da área de atuação da Sicoob Credicitrus.

Segundo o curador da expo­sição, é fácil compreender que o planeta Terra não precisa da existência do ser humano para continuar existindo, no entanto, o inverso não é válido. “O impor­tan­te para nossa reflexão é per­ce­­ber que sustentabilidade é pressupor a existência do futuro, e ações de sustentabilidade pres­supõem a existência do ser humano no futuro deste planeta, com os recursos necessários pa­­­ra a sua sobrevivência”, ana­lisa Guillermo.

Prefeitura presente - O pre­feito Antonio Fiorani deu total apoio ao projeto e disse achar importante iniciativas que visem conscientizar a população do uso sustentável do meio am­bi­en­­te.  “Preservar hoje para uti­li­zar sempre”, completou. Em Vis­ta Alegre do Alto, as questões ambientais são tratadas com se­riedade. “A cada ano nosso mu­nicípio se empenha para de­sen­volver novas ações ambien­tais”, frisou Fiorani.