06/04/2012
Aproximadamente 1.700 pessoas passaram pela exposição ambiental “Homem x Natureza” - um percurso pelos quatro elementos, promovida pela Sicoob Credicitrus
Merece destaque o grande número de estudantes de escolas municipais, estaduais e EJA de Vista Alegre do Alto e de Pirangi, somando mais de 1.500 alunos que participaram de visitas monitoradas por biólogos, com dinâmicas, brincadeiras e explicações sobre os impactos causados pelo homem ao planeta, além de oferecerem dicas para mantermos uma convivência mais harmoniosa com a natureza.
Promovida pela Sicoob Credicitrus e assinada pelo curador Álvaro Guillermo, a exposição tem como objetivo promover uma reflexão a respeito do impacto que o homem vem causando no planeta e apresentar alternativas para tornar sua convivência mais harmônica e sustentável.
Viagem sensorial - Com cenografia impressionante e de forma interativa, a exposição “Homem x Natureza” promove uma reflexão sobre a relação entre os seres humanos e a natureza, por meio de uma “viagem” pelos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Cada elemento é representado por um ambiente distinto, que apresenta condições climáticas coerentes com o tema, com elementos visuais, táteis e sonoros. Os módulos dos quatro elementos apresentam a situação em que o planeta se encontra e propostas para reverter a situação. Há ainda dois módulos complementares, que representam o caos gerado pelo lixo e o mundo em decomposição.
A exposição itinerante já passou por diversas cidades de São Paulo e Triângulo Mineiro, atraindo público superior a 60 mil pessoas e percorrerá vários municípios da área de atuação da Sicoob Credicitrus.
Segundo o curador da exposição, é fácil compreender que o planeta Terra não precisa da existência do ser humano para continuar existindo, no entanto, o inverso não é válido. “O importante para nossa reflexão é perceber que sustentabilidade é pressupor a existência do futuro, e ações de sustentabilidade pressupõem a existência do ser humano no futuro deste planeta, com os recursos necessários para a sua sobrevivência”, analisa Guillermo.
Prefeitura presente - O prefeito Antonio Fiorani deu total apoio ao projeto e disse achar importante iniciativas que visem conscientizar a população do uso sustentável do meio ambiente. “Preservar hoje para utilizar sempre”, completou. Em Vista Alegre do Alto, as questões ambientais são tratadas com seriedade. “A cada ano nosso município se empenha para desenvolver novas ações ambientais”, frisou Fiorani.