29/06/2018
O prefeito de Vista Alegre do Alto, Luís Fiorani, juntamente com o governador Márcio França e o presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Humberto Schmidt, entregou as primeiras 63 casas populares do conjunto habitacional São Nicolau no município. Ao todo, serão 126 unidades que compreendem um investimento total de R$ 15 milhões. As 63 moradias restantes serão entregues no final do segundo semestre deste ano.
As unidades com 56,67 m² de área construída têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O conjunto conta com completa infraestrutura e melhorias: redes de água, esgoto, drenagem e elétrica; iluminação pública, pavimentação, passeio público, muro de divisa, calçada de acesso, estrutura metálica para cobertura, azulejo na cozinha e no banheiro, esquadrias em aço com pintura eletroestática, laje, piso cerâmico com rodapé e aquecedores solares instalados.
Conforme a CDHU, o prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a, no máximo, 20% dos rendimentos. Das 63 unidades habitacionais sorteadas em novembro do ano passado, no ginásio de esportes, 54 foram destinadas para a população em geral, três para idosos, cinco para deficientes, uma para indivíduos sós e cinco para deficientes.
Antecedendo o pronunciamento do governador, o prefeito Luís Fiorani saudou ao público e disse que se sente uma pessoa iluminada, destacando que em menos de um ano recebeu a visita de dois governadores, se referindo à presença de Geraldo Alckmin em agosto do ano passado em Vista Alegre do Alto. Fiorani seguiu seu discurso ressaltando as ações da administração municipal, algumas delas contando com a parceria do governo estadual.
O governador Márcio França, por sua vez, ressaltou que o governo paulista é o único Estado do país que destina 1% da arrecadação do ICMS direto para habitação popular. “[...] estamos entregando as casas do CDHU, que faz isso muitas vezes, com 1% de tudo o que o povo paga, é direcionado para construir casas como essas [...]”, falou França. Por outro lado, o presidente da CDHU, Humberto Schmidt, em seu discurso, deixou uma mensagem para os moradores: “valorizem o patrimônio de vocês e sejam felizes no novo lar”.
Participaram solenidade, além da comunidade vista-alegrense, secretários municipais, vereadores da cidade, prefeitos da região e o deputado federal Arnaldo Jardim, entre outras lideranças.