27/05/2008
Prefeitura de Vista Alegre construirá creche-escola modelo no município e ainda terá um novo ônibus para transporte de alunos da zona rural
O prefeito Antonio Fiorani, acompanhado do advogado e presidente municipal do PT, Josiel Belentani, assinou no último dia 19, em Brasília, convênios com o Ministério da Educação através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal. O "Encontro de Prefeitos", como o evento foi denominado, contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Vista Alegre do Alto será contemplada com recursos para implantação no município do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, é o Proinfância. Este programa vai garantir a construção de uma nova creche-escola modelo (com estrutura moderna e totalmente equipada) para o atendimento de crianças de zero a seis anos de idade.
O novo centro de educação infantil poderá oferecer serviços de creche neonatal e também ensino de pré-escola. A verba destinada pelo Ministério da Educação e a contrapartida da Prefeitura serão suficientes para equipar o centro com todos os itens necessários para receber as crianças, inclusive as que vão estudar na pré-escola, oferecendo um atendimento de qualidade e com segurança.
Para Fiorani, a construção da nova creche representará uma conquista muito grande para as pessoas que serão beneficiadas com o atendimento na instituição e também para a administração, que poderá proporcionar melhorias na qualidade de vida para muitas pessoas. “A construção de uma nova creche significa não só um atendimento digno para dezenas de crianças, mas também tranqüilidade e segurança para os pais que precisam trabalhar”, afirmou o prefeito.
Vista Alegre também conquista ônibus escolar
Na mesma ocasião, foi assinado pelo prefeito Antonio Fiorani, com o governo federal, um convênio do programa “Caminho da Escola”, que prevê a aquisição de ônibus escolar para o transporte de estudantes da zona rural. O programa Caminho da Escola também é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O novo programa de transporte escolar, voltado para os alunos da educação básica pública que moram em áreas rurais, vai permitir a renovação da frota para oferecer maior segurança ao transporte dos estudantes. Os veículos são adaptados à zona rural e certificados pelo Inmetro, que elaborou com o FNDE o conjunto de especificações técnicas de cada categoria.