15/11/2008
Prefeito Antonio Fiorani realiza um antigo sonho; formatura das novas costureiras ratifica as ações da prefeitura para levar emprego e renda para a comunidade
No último dia 7, Vista Alegre do Alto deu mais um importante passo rumo à geração de emprego e renda da população. A Prefeitura Municipal entregou o certificado de conclusão do curso de costura industrial para 55 alunas. O curso aconteceu na oficina de costura e teve duração de aproximadamente oito meses. Neste período cerca de 1.000 peças, incluindo blusas, camisetas, saias e vestidos, foram produzidas nas aulas ministradas pela instrutora Geni Braga, com o auxílio da assistente Valéria Verona.
Fiorani parabenizou as formandas e também agradeceu a presença de todos e principalmente da monitora Geni e sua assistente Valéria pela dedicação e comprometimento para com o aprendizado correto de como os alunos devem manusear uma máquina de costura numa linha de produção. “Tenho certeza de que esse curso mudará a vida de cada um que soube aproveitar a oportunidade”, declarou o prefeito Antonio Fiorani, bastante entusiasmado com a motivação dos concluintes.
A formatura das novas costureiras realizou um antigo sonho do chefe do Executivo que idealizou o projeto no final de 1987, próximo do encerramento do seu segundo mandato na prefeitura. À época, Fiorani criou a escola de corte e costura, adquirindo 12 máquinas de costura convencionais. O curso beneficiou 15 alunas, sendo que algumas delas se tornaram profissionais na área. Coordenado pela primeira-dama Lúcia Mattioli Fiorani, o trabalho foi gerenciado por Miriam Stelutti.
No entanto, o trabalho deixou de existir no governo subseqüente, sendo retomado agora com o retorno de Fiorani no comando do município. O novo investimento foi realizado voltado à formação da cooperativa de costureiras. Tanto é que a administração municipal estruturou o prédio público para receber a sociedade. Também colocou à disposição das participantes todo o material necessário, incluindo novas máquinas, kits de costura e moldes nos diferentes tamanhos.
A vontade de aprender e o comprometimento de cada aluna foi o grande diferencial do aprendizado. Segundo a assistente Valéria Verona, o curso foi gratificante. “A cada encontro as alunas saiam com uma peça pronta”. “Certamente a oportunidade promove qualificação suficiente para que as alunas se sintam seguras e aptas a realizarem as atividades no ramo”, salienta. Valéria achou importante a iniciativa da prefeitura e revelou que “muitas mulheres fizeram o curso com o interesse de se transformar em novas costureiras”.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, o curso oferecido pelo governo municipal é uma ótima oportunidade para geração de renda dentro do próprio município. “Sabemos das dificuldades enfrentadas na busca por uma vaga de emprego. Sendo assim, se capacitar e se profissionalizar em uma atividade é fundamental para que as pessoas possam ter sua profissão, bem como sua geração de renda. E a conseqüência disso tudo é uma melhor qualidade de vida para a comunidade”, enfatizou.
A partir do próximo ano, novos cursos de costura industrial serão viabilizados pela administração municipal. A intenção é logo na segunda quinzena de janeiro começar o treinamento, promovendo o curso avançado, para as interessadas no cooperativismo. As alunas aprendem a operar máquinas de costura reta, overlock e galoneira, além de adquirir conhecimento sobre técnicas gerais de produção e montagem de peças.
A cerimônia de formatura contou com desfile das roupas confeccionadas pelas alunas durante o curso, além de delicioso jantar organizado pela equipe de costureiras com a colaboração de Ditinho Esteves, Paulinho do Bloco e Nelsinho Stelutti. Além do prefeito Antonio Fiorani, marcaram presenças no evento a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural, José Ricardo Joanini; o gerente da agência do Banco do Brasil, Wagner Luís Almeida e familiares.