21/09/2017
Aconteceu no último dia 19 de setembro, no ginásio de esportes, a cerimônia de Compromisso a Bandeira, em Vista Alegre do Alto. Jovens alistados em 2017 e dispensados do serviço militar obrigatório participaram do ato e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), popularmente conhecido como “reservista”.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Luís Fiorani; o vice-prefeito Arlindo Balsanelli; a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha; o presidente da Câmara, José Ricardo Joanini e os vereadores Zé Reis e Gilmar Cecato, além de outras autoridades municipais.
A solenidade seguiu todos os ritos e foi abrilhantada pelos componentes da guarda-bandeira do Tiro de Guerra, da cidade de Taquaritinga, comandada pelo subtenente Luís Eduardo dos Santos Soares.
Em seu pronunciamento, o 2° tenente Flávio Oliveira da Silva, delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar de Jaboticabal, destacou a importância do documento na vida dos jovens. Ele afirmou que o certificado de reservista é de extrema importância, afinal, é um documento necessário em diversos casos, como participar de concursos públicos, se matricular em universidade e obter passaporte e o título de eleitor, por exemplo.
Os jovens que não compareceram na cerimônia devem procurar a Junta de Serviço Militar do município para prestar o juramento à Bandeira Nacional. O prazo para a retirada do certificado é de 90 dias, depois disso, o documento é incinerado. A Junta de Serviço Militar de Vista Alegre funciona na sede da prefeitura.