Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Novo Conselho Tutelar é empossado em Vista Alegre.

14/09/2009

Em solenidade realizada na sede administrativa da Prefeitura Municipal, na tarde da última sexta-feira (11), foram empossados os cinco membros do Conselho Tutelar de Vista Alegre do Alto, para um mandato de três anos. Os conselheiros eleitos Mauro Freitas de Jesus, Maria Rita Capocci Ferreira, Maricleide Elvira Lerri, Vergínia Balsanelli Fumagali e Eliani Fernanda Lopes de Castro assinaram o termo de posse se comprometendo a respeitar os princípios preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e zelar para que os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos.

Os conselheiros agradeceram a população pela eleição e ressaltaram a importância do Conselho Tutelar para o município. "É uma responsabilidade muito grande que estamos assumindo, vamos trabalhar o máximo possível para que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados", ressaltou o conselheiro Mauro, o candidato mais votado. Em sua opinião, a recondução ao cargo é o reconhecimento da população ao trabalho dos conselheiros.

O prefeito Antonio Fiorani destacou a importância do órgão, que se destacou nos últimos três anos pelo trabalho realizado para fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes do município. Também reforçou a responsabilidade do Conselho Tutelar perante a sociedade e agradeceu todo o empenho dos membros que trabalham pelas crianças e adolescentes do município. “Quero agradecer a dedicação da conselheira que deixa o cargo, e parabenizar os reeleitos e a nova integrante da equipe pela vitória”, frisou.

A eleição que escolheu os cinco integrantes do Conselho Tutelar de Vista Alegre do Alto, ocorreu no dia 23 de agosto e foi realizada na escola municipal “Irineu Julião” com a participação de 1.222 votantes, o que equivale a 27,1% do eleitorado do município (4.504 eleitores). Entre os escolhidos, quatro foram reeleitos para o cargo, Mauro, Maria Rita, Maricleide e Vergínia. Eliani entra na vaga da irmã Edimara que devido aos dois mandatos ficou de fora da disputa.

Órgão - O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros firmam o propósito de não medir esforços no combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, de forma ética e responsável perante a sociedade. São funções dos conselheiros, entre outras, o atendimento das crianças e adolescentes; o aconselhamento aos pais ou responsáveis; a solicitação de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.