01/03/2007
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Vista Alegre do Alto, em parceria com a Oficina Cultural Regional Cândido Portinari de Ribeirão Preto, desenvolverão a partir do próximo dia 10 de março a Oficina para “Contador de Histórias”. A iniciativa tem o apoio do prefeito Antonio Fiorani.
Esta é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e uma produção da Associação Amigos das Oficinas Culturais (Assaoc) que está sendo oferecida aos professores do município e demais interessados da comunidade. De acordo com os organizadores, são 20 vagas, tendo como critério de seleção os primeiros inscritos.
O objetivo é desenvolver e estimular o auto-conhecimento, as relações interpessoais e, principalmente, o pensamento crítico com relação ao papel das histórias na humanização do homem contemporâneo. A atividade acontecerá no período de 10 a 24 de março, sendo as aulas realizadas aos sábados. O local ainda não foi definido.
O projeto oportunizará aos participantes o desenvolvimento de técnicas variadas, artifícios e acessórios que poderão ser aplicados na “contação de histórias”, ampliando sobremaneira suas performances, nesta que é uma arte milenar de transmissão de conhecimentos, o contar histórias. Os trabalhos terão a coordenação de Tina Oliveira.
No final do ano passado, a Secretaria de Educação trouxe para Vista Alegre do Alto a professora Sueli de Souza (de Sertãozinho), a Contadora de Histórias, para uma apresentação aos alunos e educadores da cidade.