13/06/2019
O prefeito Luís Fiorani assinou um convênio com a Associação Protetora dos Animais de Monte Alto (Apama), para a castração de cães e gatos de famílias de baixa renda. A entidade vai receber R$ 30 mil durante o ano para viabilizar o atendimento. A parceria inédita no município é um passo importante no controle dos animais de rua. Também estão incluídos no programa de esterilização os animais que se encontram em situação de abandono.
O prefeito destacou a importância da parceria para atender a comunidade e o avanço que o convênio vai proporcionar no bem-estar e proteção dos animais. “Cuidar dos animais é preservar a saúde das pessoas”, acrescentou Fiorani. Segundo a prefeitura, a medida visa controlar o crescimento populacional dos animais e, consequentemente, reduzir os casos de abandono e de maus tratos diagnosticados, além de sensibilizar as pessoas para a posse responsável.
Ter um animal de estimação contribui para aumentar a qualidade de vida, no entanto, uma população animal não controlada constitui alguns riscos como a propagação de doenças, ameaçando a saúde pública. A castração também é indicada para a prevenção de doenças e não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.