Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeito de Vista Alegre visita Secretaria do Meio Ambiente.

22/07/2009

O prefeito Antonio Fiorani visitou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no último dia 16. Acompanhado do assessor Felipe Fiorani, o chefe do Executivo foi recebido pelo coordenador e pelo assessor do projeto Município Verde (que desde a Semana do Meio Ambiente, de 1 a 5 de junho, passou a chamar-se “Município Verde Azul” por causa do pacto das águas), José Walter Figueiredo e Sebastião Santo Cacheta, respectivamente. Em abril deste ano, Vista Alegre do Alto aderiu ao programa e, menos de 50 dias depois, indicando todo empenho da municipalidade, uniu-se ao pacto das águas e se inscreveu no “Criança Ecológica”.

Durante o encontro, Fiorani tratou de assuntos de interesse do município relacionados à área do meio ambiente. Na avaliação do prefeito vistalegrense a reunião foi bastante produtiva. “Ficamos extremamente satisfeitos com o encontro, ocorrido em São Paulo. Fomos muito bem recebidos pela equipe do projeto ‘Município Verde”’. Fiorani informou ainda que a reunião serviu para dialogar sobre importantes medidas em defesa do meio ambiente e estreitar o relacionamento com a Secretaria.

Felipe Fiorani que, além de assessor, é também o interlocutor do programa compartilha com a idéia do avô-prefeito. Após relatar as ações e planos da administração municipal voltado ao projeto, ele acrescentou “estamos trabalhando sem medir esforços e, o mais importante, contando com todo apoio e orientação da Secretaria do Meio Ambiente”. Também destacou a realização de encontros de capacitação de interlocutores, prefeitos, vices e vereadores, com a finalidade de orientar as lideranças municipais na preparação técnica do diagnóstico ambiental das cidades e as respectivas metas.

Em novembro de 2009, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulga o novo ranking ambiental dos municípios paulistas, que avalia o desempenho das localidades em 10 diretivas, como: esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana e educação ambiental. Em 2008, 613 municípios aderiram ao projeto. Destes, 332 finalizaram o “Plano de Ação”, que possibilita à equipe do Projeto avaliar o desempenho dos municípios pelas melhorias ambientais, e 44 receberam o certificado de “Município Verde”, ao atingirem nota acima de 80, em uma avaliação de zero a 100.