13/11/2019
Conselheiro do Tribunal de Contas elogia gestão de Fiorani.
Após rejeições de três prestações de contas consecutivas nos anos de 2014, 2015 e 2016, a prefeitura de Vista Alegre do Alto agora sob a gestão do prefeito Luís Fiorani volta a ter as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) que examinou as contas referentes ao primeiro ano de seu mandato, em 2017. Na sessão ordinária realizada no dia 22 de outubro, a Segunda Câmara do TCE se pronunciou favorável à aprovação das contas prestadas pelo município.
No processo, o auditor substituto de conselheiro Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, relator, destacou de forma positiva o equilíbrio na gestão orçamentária e financeira do governo municipal. Entre os méritos da gestão, o parecer apontou que havia, no ano de 2016, um déficit de 11%, que foi transformado num superávit de 4,46%. Além disso, havia uma despesa com pessoal de 61,35%, que foi reduzida em mais de 5,3%.
O auditor Alexandre Sarquis fez elogios à administração do prefeito Fiorani, afirmando que “é possível reconhecer o empenho e sucesso (...) do administrador em seu primeiro ano do mandato em procurar reverter toda situação negativa das contas que herdara da gestão anterior”.
Para o prefeito Fiorani a decisão do TCE mostra que o trabalho da administração está no caminho certo, já que o órgão é reconhecido por sua exigência quanto à análise de contas públicas. “Essa decisão é muito importante, pois referenda que trabalhamos de forma correta e cumprindo as exigências constitucionais e legais”, destaca o prefeito, que completa: “essa aprovação mostra a responsabilidade com a qual lidamos com o dinheiro e com as contas públicas”.
A sessão foi presidida pelo conselheiro Dimas Ramalho e integrada pelos auditores-substitutos de conselheiro Samy Wurman e Alexandre Manir Figueiredo Sarquis. Os procuradores José Mendes Neto e Denis Dela Vedova Gomes representaram o Ministério Público de Contas e a Procuradoria da Fazenda Estadual, respectivamente. Os trabalhos foram secretariados por Sérgio Ciquera Rossi, experiente diretor geral do Tribunal de Contas do Estado.