29/07/2019
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu materiais para melhor atender os pacientes de psicologia e auxiliar no processo psicoterapêutico. Foram adquiridos diversos materiais como livros, jogos, baralhos, painéis, casinhas, família terapêutica, testes, além de kit completo ABA que se destina ao tratamento de crianças autistas.
De acordo com especialistas, a casinha com móveis juntamente com a família terapêutica são essenciais no acompanhamento infantil, uma vez que é através do lúdico e da fantasia que a criança se comunica, expressa seus sentimentos e oferece informações sobre a queixa, dando oportunidade ao terapeuta de entrar em seu mundo.
Os jogos, por sua vez, favorecem a comunicação com a criança e o adolescente. ‘“Como me vejo’ promove o autoconhecimento e autoexpressão, enquanto o ‘Socialize-se’ e o ‘baralho das habilidades sociais’ auxiliam na maneira de se relacionar com o outro e a melhorar a interação, relatam as psicólogas Carolina Romano Motta e Raquel Murakami Rissi.
Segundo elas, o baralho TDAH, assim como o livro “Sucesso em TDAH” são importantes instrumentos no tratamento de crianças que apresentam transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. Os livros “Quando os pais se separam” e “Tornando a escola legal” também são ótimas ferramentas para abordar assuntos delicados na infância.
As profissionais comentam ainda sobre o “Baralho dos valores e sentidos da vida” que facilita a interação com pacientes depressivos, tornando o processo terapêutico mais rico e direcionado, além do teste “Protea-R” que auxilia no diagnóstico do transtorno do espectro autista e o kit do método ABA, um material completo para aplicação em crianças com suspeita do transtorno do espectro autista e mesmo com dificuldade especificas e/ou atrasos no desenvolvimento.
O setor de psicologia da Unidade Básica de Saúde do município de Vista Alegre realiza cerca de 300 atendimentos por mês, consultando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.