18/02/2008
Um programa da Prefeitura de Vista Alegre do Alto vai beneficiar neste ano com bolsa-auxílio de até 50% da mensalidade 54 universitários matriculados em curso de graduação em instituições privadas de ensino superior. Dentre os quesitos para receber a bolsa-auxílio, o universitário deve ter pelo menos três anos de tempo de moradia no município, além de renda mensal familiar per capita inferior a R$ 760,00 .
Segundo o prefeito Antonio Fiorani, o programa, além de garantir acesso a educação universitária, também vem servindo como ferramenta para ação social. “O objetivo é oportunizar acesso a capacitação profissional às pessoas que não possuem renda familiar suficiente para o custeio educacional”, esclareceu.
A prefeitura estima gastar R$ 30 mil com o pagamento de parte das mensalidades dos universitários. São critérios para a manutenção da bolsa pelo estudante o bom desempenho acadêmico, não possuir médias inferiores às estabelecidas pela instituição de ensino superior e nem dependências curriculares e ter assiduidade igual ou superior a 75% de freqüências às aulas.
A prefeitura também oferece ônibus para levar os universitários que estudam em Catanduva, Taquaritinga, Monte Alto, Jaboticabal, Bebedouro, Araraquara e Pirangi. Em 2008, cerca de 450 estudantes serão favorecidos pela administração municipal com a isenção do pagamento do transporte escolar.