18/05/2018
A Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto está desenvolvendo uma campanha para castração de cães e gatos que vivem ou foram adotados da rua. Esse serviço está sendo prestado em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Monte Alto (Apama) e tem como objetivo conter a procriação descontrolada de animais. Mas há também ganho considerável para a saúde dos animais, já que a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores mamários e problemas uterinos, além da eliminação do cio e redução do risco de doenças contagiosas. Para os machos, a castração também traz vantagens, como a redução de incidência de problemas na próstata e tumores testiculares.
Essa parceria foi intermediada pelas voluntárias Fernanda Rossi e Angélica Cumim, entusiastas da causa animal na cidade. Elas explicam que a iniciativa é importante não somente pelo controle populacional e saúde dos animais, mas por ser uma questão de saúde pública, que deve ser priorizada, já que diversas doenças podem ser transmitidas do animal para o ser humano. O total apoio do prefeito Luís Fiorani à iniciativa também foi destacado pelas voluntárias. “Graças a ele [prefeito Fiorani] esse sonho está se tornando realidade”, disse Fernanda, referindo-se a ação inédita.
Ao todo, 30 animais passaram pela cirurgia de castração realizadas na cidade em duas ocasiões pelo castramóvel, veículo adaptado e equipado com todos os materiais necessários para o procedimento veterinário. Duas veterinárias e duas auxiliares trabalham na unidade móvel. A meta é castrar ao menos 52 animais. Somando esforços, outras pessoas voluntárias e apaixonadas por animais cuidam do antes e do pós-operatório. Maus-tratos ou abandono de animais é considerado crime e pode resultar na pena de detenção de três meses a um ano e multa.