25/06/2020
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto realizou entre os dias 17 e 22 de junho a distribuição de kits de alimentos para famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino. O objetivo é atender estudantes em situação de vulnerabilidade social durante este período de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), já que as aulas presenciais estão suspensas.
A ação da gestão do prefeito Luís Fiorani soma-se a outras com objetivo de minimizar os danos causados pelo coronavírus, bem como assegurar o reforço alimentar dos estudantes durante o afastamento da rotina escolar.
Somente as mães puderam retirar os alimentos na EMEI Aurélio Bettini e, para evitar a aglomeração, a entrega seguiu um cronograma organizado pela Secretaria Municipal de Educação que se estendeu por quatro dias. A entrega ocorreu de forma escalonada, de acordo com a letra inicial do nome da mãe do aluno.
“Organizamos a distribuição de forma muito criteriosa e a entrega do primeiro ciclo na escola aconteceu com tranquilidade com todas as medidas sanitárias sendo tomadas”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha. Os funcionários envolvidos no trabalho de entrega estavam usando equipamentos de proteção, como máscaras, aventais e toucas. Além disso, tinha álcool em gel disponível.
Segundo a secretária Maria Rita, a merenda escolar sempre foi uma prioridade nas escolas. “Sabemos que para muitos desses alunos é a principal refeição do dia e, por isso, o prefeito Luís Fiorani não mediu esforços para atender a essa demanda, beneficiando todos os nossos alunos”, acrescentou.
Para aquisição dos produtos foram utilizados recursos do Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e a Prefeitura estará complementando com recursos municipais. Todo o processo é fiscalizado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e outros órgãos competentes.
O prefeito Luís Fiorani ressaltou que a distribuição dos kits é uma maneira de compensar a merenda escolar que deixou de ser oferecida aos estudantes no período de isolamento social e consequente suspensão das aulas presenciais. “Há uma grande preocupação com todos os nossos alunos, sobretudo com aqueles de famílias mais carentes”, reforça.
O kit de merenda escolar é composto de açúcar; arroz; biscoito de maizena; feijão, fubá, leite integral, macarrão, molho pronto de tomate, óleo de soja, sal e sardinha enlatada.