30/06/2010
Oportunidades de trabalho e de qualificação profissional. Esses são os objetivos do curso de capacitação para garçom e garçonete que a Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto e o Senac realizaram entre os dias 7 e 17 de junho, no município. As aulas aconteceram nas dependências da escola “Irineu Julião”, de segunda a sexta-feira, sempre no período noturno, contemplando 17 alunos.
Entre os temas que foram abordados, destaque para postura profissional, procedimento de atendimento, higienização, montagem de mesa e outras técnicas de serviço. As aulas foram ministradas pelo especialista em gastronomia, Everaldo Molina Gil. De acordo com o professor, os alunos receberam noções básicas e estão preparados para disputar uma vaga na área.
Para Everaldo, a habilidade e a prática são adquiridas com as atividades do dia-a-dia e o grupo revelou-se talentoso. Estes participantes poderão ampliar sua renda com o trabalho extra nos finais de semana nas festas e bufês, pois é grande a demanda por este tipo de profissionais. Um freelance ganha entre R$
Aline Cristina dos Santos, 19 anos, é uma das formandas. Ela explica que o treinamento traz bastante conhecimento. “A gente ganha segurança e se sente melhor preparada para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou. O vigilante Ubitaran Bispo da Silva, 32 anos, também aprovou o curso que, segundo ele, proporciona a abertura de novas “portas de trabalho”.
Já a faxineira Maria de Lurdes Scardelato, 46 anos, diz que adorou as aulas. Em sua opinião, a cidade de Vista Alegre do Alto tem grande demanda de serviços de garçom e carece de mão-de-obra qualificada. Todos foram unânimes em agradecer a oportunidade oferecida pela administração municipal.
A secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, participou do encerramento do curso representando o prefeito Antonio Fiorani. Ao parabenizar os participantes, Maria Rita lembrou que o curso é oportuno para geração de renda. Ela destacou ainda que a administração municipal realiza diversos cursos de capacitação objetivando atender a população na melhoria da qualidade de vida.
Segundo o prefeito Antonio Fiorani, este tipo de parceria é muito importante para o desenvolvimento das pessoas que estão sendo qualificadas para o mercado de trabalho. “Essa iniciativa é uma oportunidade que abre portas para mais pessoas entrarem no mercado de trabalho”, afirma.