03/04/2012
Com recursos do Ministério do Turismo, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto entregou no aniversário da cidade, no último dia 25, as obras de restauração da estação ferroviária que ainda ganhou a réplica de uma locomotiva a vapor. Na cerimônia, que contou com as presenças dos foguistas (profissionais que operavam as caldeiras a vapor) Antonio Fiorin e André Palma Neto, o prefeito Antonio Fiorani afirmou que o projeto visa o resgate da memória de Vista Alegre, pois o crescimento da cidade está diretamente ligado à implantação da estação ferroviária que funcionou entre os anos de 1922 e 1956.
Em sua opinião, o espaço é importante para a história do município e da região. “Jamais poderíamos virar de costas para este importante patrimônio: a estação ferroviária. Então, em conjunto com o Ministério do Turismo, começamos a trabalhar a restauração do local para devolvê-lo à sociedade todo revitalizado”, disse. Fiorani fez questão de ressaltar que a obra “não custou nada aos munícipes”, portanto, não prejudicando investimentos em outros setores da municipalidade.
O evento foi prestigiado por munícipes e autoridades. Além do prefeito Antonio Fiorani, marcaram presenças o vice-prefeito Guilherme Salgado Gonçalves, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha; o presidente da Câmara, Wagner dos Santos e os vereadores Arlindo Balsanelli e José Ricardo Joanini que conseguiu os recursos para realização da obra por intermédio dos deputados petistas José Mentor e João Paulo Rillo.