Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Projeto de castração de animais recebe apoio em Vista Alegre.

16/04/2022

A defesa da causa animal é um ponto que tem ganhado uma atenção especial da atual administração.

 

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto vem avançando em todos os setores, e um que vem ganhando grande atenção é o da defesa e proteção animal. Neste ano de 2022, a administração firmou um novo convênio com a Associação Protetora de Animais de Monte Alto (Apama), com ampliação de investimento destinado ao controle populacional de cães e gatos. O município aumentou de R$ 30 mil para R$ 50 mil o repasse anual, representando um acréscimo de cerca de 66%.

A parceria da Prefeitura Municipal com a Apama iniciou no ano de 2018. Até o ano de 2021, foram atendidos 450 animais na cidade. Para este ano, a meta é realizar 200 atendimentos. O programa prioriza os cães e gatos das famílias de baixa renda, assim como os animais abandonados. A Apama realiza a castração de cães e gatos, levando até a cidade o “Castramóvel”, um ônibus especialmente adaptado com centro cirúrgico, equipamentos e equipe veterinária qualificada para a realização de todos os procedimentos necessários, evitando o deslocamento do tutor e do animal.

O prefeito Luís Fiorani ressaltou que o município está comprometido com uma política de bem-estar animal. “Esse foi mais um projeto que tivemos muito orgulho em colocar em prática no município”, afirmou. Fiorani ainda destacou que é uma importante ação do governo municipal que visa contribuir com a redução da população de cães e gatos nas ruas. “O investimento feito até agora ninguém nunca fez”, finalizou.

Ação reforça o respeito e cuidado com os animais - Os interessados devem comparecer à Casa da Agricultura, portando documentos pessoais e comprovante de residência para efetuar o cadastro do animal. Segundo a presidente da Apama, Ana Paula Borges Zilli, os agendamentos dos procedimentos são feitos antecipadamente por ordem de cadastro, com todas as orientações sobre o pré-operatório. “Todos os animais castrados dentro do projeto recebem as medicações e orientações do pós-operatório, visando o bem-estar e boa recuperação de cada animal atendido”, explicou.

“Temos muito orgulho e gratidão pela confiança e oportunidade de atuar em Vista Alegre do Alto” disse Ana Paula, acrescentando que as políticas públicas de saúde e bem-estar animal são fundamentais para a qualidade da saúde humana. “O modo como a fauna e a flora são tratadas diz muito sobre o progresso de uma cidade e Vista Alegre é, sem dúvida, uma pioneira na região quanto a atitudes efetivas para o bem-estar animal”, completou.

A presidente da Apama ainda agradeceu as voluntárias Angélica Cumim e Fernanda Rossi que “estão sempre presentes colaborando com as orientações e o bom andamento do projeto”. Aliás, as protetoras de animais que atuam de forma voluntária no agendamento, atendimento, suporte e, quando necessário, em diversas situações aprovam a iniciativa. A Associação Protetora de Animais de Monte Alto (Apama) foi fundada em 2014.

As voluntárias que atuam na defesa dos animais - Angélica Cumim vê com bons olhos a ação da administração. “Vejo a iniciativa de um gestor que preza pelo bem comum, olhando esse problema crônico que tem na maioria das cidades e que é bem conduzido pela prefeitura local”, relatou. Sobre a parceria com a Apama enfatizou que é um “trabalho realizado com excelência”. Segundo ela, a prioridade é o bem-estar do animal.

“Todo trabalho é feito com muito amor e atenção. Somente quem acompanha de perto sabe o amor e respeito que Apama tem com os animais”, pontuou. Para Angélica, o trabalho superou as expectativas. Ela destacou que o projeto foi ampliado pelo prefeito Luís Fiorani, permitindo atender mais animais do que o previsto inicialmente.

A protetora Fernanda Rossi compartilha da mesma opinião e também elogia a atenção da administração municipal, chefiada pelo prefeito Luís Fiorani, à causa animal. Ela classificou de “excelente iniciativa” a campanha de apoio à esterilização de cães e gatos. “Com esse projeto de castração conseguimos atender o público carente que tanto precisa”, comentou. Fernanda afirma que o trabalho feito pela Apama no município “é perfeito” e o programa tem atingido com sucesso seus objetivos. A parceria entre a Prefeitura e a associação resultou no atendimento de 450 animais.