Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Saúde da Família realiza trabalho preventivo em Vista Alegre do Alto.

07/08/2008

Informações foram transmitidas ao grupo de obesidade através de palestra e mulheres de 40 a 69 anos foram examinadas contra o câncer de mama; a iniciativa partiu do projeto Estratégia de Saúde da Família.

  

Em comemoração às novas instalações e dando continui­da­de ao trabalho já realizado, a Es­tratégia de Saúde da Família de Vista Alegre do Alto realizou no mês de julho atividades voltadas ao público em relação a preven­ção de câncer de mama e ori­en­tação ao grupo de obesidade. No início do mês, no dia 4, hou­­­ve uma reunião para escla­re­ci­mentos e orientações sobre o te­ma obesidade. Na ocasião es­teve presente uma equipe multi­dis­ci­plinar com nutricionis­ta, mé­­­dico, enfermeira, psicó­lo­ga, au­xiliares de enfermagem e a­gen­­tes comunitárias de saúde. A nutricionista Maria Fer­nan­da Cortezze Cardoso rea­lizou orien­­tações sobre hábitos ali­men­ta­res e mudança de com­por­ta­men­to visando a melhoria na qua­li­dade de vida.

As ações de caráter preven­tivo continuaram. Nos dias 16 e 17, foi a vez de tratar de pre­ven­ção de câncer de mama com a realização de 50 exames de ma­mografia em mu­lheres com idade entre 40 e 69 anos que nun­­ca realizaram o exa­me ou fizeram há mais de dois anos, além do trabalho de orientação efetuado pela equipe de Saúde da Família. O trabalho foi rea­li­zado em parceria com a Funda­ção Pio XII - entidade man­­­­­te­ne­dora do Hospital de Cân­­­­cer de Barretos que dispo­ni­bilizou sua unidade móvel e pro­­fis­sionais altamente capaci­ta­dos para o atendimento. Mais uma vez a par­ticipação da nu­tricio­nis­ta Ma­­ria Fernanda e sua equi­pe foi fundamental, uma vez que a ali­mentação servida às equipes da Fundação Pio XII e da Es­tra­té­­gia de Saúde da Famí­lia ficou sob sua responsa­bi­­li­dade, sen­do que todas as par­ti­cipantes fo­ram muito bem re­cep­cionadas.

 Segundo a enfermeira Valé­ria Cristina Fingoli Bragadini, o objetivo é possibilitar uma maior integração da equipe da saúde com a população. “As atividades realizadas servi­ram para dimi­nuir a distância entre os profis­sio­nais de saúde e a po­pulação, visando conso­li­dar o trabalho da equipe de Saú­de da Família na promoção, preven­ção e manu­ten­ção da saú­de”, afirma.