30/04/2008
A Estratégia de Saúde da Família de Vista Alegre do Alto realizou, no último dia 17, uma palestra com diabéticos da cidade. Na aula ministrada pelo Dr. Geraldo Evandro Zocaratto foram abordados assuntos sobre Diabetes Mellitus, as diferenças entre Diabetes tipo 1 e Diabetes tipo 2 e os fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, streess, pressão alta e hereditariedade. O médico ainda comentou sobre a precocidade que o diabetes está ocorrendo e suas conseqüências (acidente vascular cerebral - derrame, infarto, cegueira, amputações, neuropatias, insuficiência renal, dermatites, úlceras que demoram para cicatrizar).
Vale ressaltar também a importância de uma boa adesão ao tratamento, já que é uma doença que não tem cura e envolve três vertentes que se completam: dieta, sem açúcar, carboidratos e gorduras; atividade física, no mínimo quatro vezes por semana e tratamento medicamentoso, além do controle das taxas de colesterol ruim, triglicérides e melhora na taxa do colesterol bom. Depois de diagnosticada a doença, o diabético deve realizar exames de rotina como glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicosilada, colesterol, troglicérides e urina I, entre outros.
A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Valéria Cristina Fingoli Bragadini, orientou os clientes sobre cuidados com os pés, no que se diz respeito à higiene e sensibilidade. “Uma pessoa portadora de diabetes, com taxas elevadas pode apresentar a sensibilidade diminuída nas mãos e pés, ficando mais suscetíveis à lesões, acarretando em sérias complicações devido à diminuição da perfusão periférica, dificultando a cicatrização da lesão, ou ainda originando lesões maiores e de difícil tratamento, podendo levar à amputação do membro lesionado”, explicou a enfermeira. Ela ainda lembrou sobre a importância da escolha dos sapatos que devem ser confortáveis e que permitam boa higiene.
O trabalho em equipe foi fundamental para que o grupo acontecesse, uma vez que as auxiliares de enfermagem, Eliana e Maria Elizângela, realizaram a convocação dos clientes e esclareceram algumas dúvidas antes mesmo da palestra acontecer, além dos testes rápidos de glicemia que são realizados nos domicílios para controle das taxas de glicose e acompanhamento dos tratamentos.