14/08/2018
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizou nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da Câmara Municipal, o curso de capacitação de professores e funcionários da rede municipal de ensino.
No primeiro dia o tema trabalhado foi “Adequação curricular à pessoa com deficiência”. As palestrantes Nayara Ciryno e Virgínia Antônio abordaram temas relativos a adaptações curriculares como o caminho para atender as necessidades específicas de aprendizagem, implicando no desenvolvimento de ações adaptadas, visando à flexibilidade do currículo para que possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula e atender as necessidades individuais de cada aluno.
“O aluno precisa ser incluído e essa inclusão deve acontecer de maneira plena. A escola deve se adaptar ao aluno investindo na capacitação e buscando o apoio especializado para atendê-lo da melhor maneira possível”, ressaltou Nayara, que atualmente trabalha como orientadora na rede regional de ensino e atendimento educacional especializado à pessoa com deficiência visual e possui especialização em alfabetização e letramento e psicopedagogia institucional.
Já no segundo dia o humorista Diogo Almeida apresentou um stand up intitulado “Vida de Professor”. O humorista aborda diversos temas relacionados ao cotidiano escolar dos professores e alunos. Houve também as palestras com o psicólogo Roberto Alves da Silva, abordando o tema “A empatia como agente transformador e direitos e deveres” e “BNCC na Educação Infantil”, ministrada pela professora Sandra Aparecida Menegasso.
Além dos professores, participaram das atividades equipe técnica e gestores. O prefeito Luís Fiorani, acompanhado da primeira-dama Zizi Veltrini Fiorani, esteve no evento para acompanhar de perto a capacitação.
A secretária de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, agradeceu o empenho e comprometimento de todos os presentes e ressaltou a importância dos funcionários estarem preparados para receber e tornar o ambiente escolar o mais próspero e produtivo para os alunos com deficiência.