08/04/2010
No último dia 23, os alunos do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões do SENAC tiveram a oportunidade de assistir à Palestra “Os verdadeiros valores”, proferida pelo professor Aparecido Donizete Alves Cipriano, de Barretos.
Na ocasião, os jovens estavam encerrando as atividades referentes ao Instrumental de Desenvolvimento Pessoal que proporcionou a eles auto e hetero percepção, desenvolvimento da Identidade Social, marketing pessoal, entre outras competências importantes para o bom desempenho no mundo do trabalho.
Sendo assim, a palestra agregou diversificados conhecimentos aos alunos, além de relacionar temas afins aos trabalhados em sala pela professora Alessandra.
A seguir, apresentamos a avaliação de alguns alunos em relação ao conteúdo. Confira.
Conhecimento é essencial.
No dia 23 p.p., os alunos do Programa Educação para o Trabalho - SENAC tiveram oportunidade de assistir a uma palestra com o professor Aparecido D. A Cipriano, o qual abordou o seguinte conceito: “Viver é um espetáculo imperdível”, além de trazer expectativas fundamentais para o desenvolvimento humano.
O desenvolvimento humano além de ser uma transformação física e psicológica, é também o desenvolvimento da capacidade de refletir e promover o indivíduo na sociedade, agregando ligações pessoais e profissionais. A determinação e a confiança em si próprio são bases para um melhor desempenho no convívio social e, consequentemente, profissional.
O indivíduo tem a capacidade de adquirir todos os tipos de conhecimento, dependendo da vontade de cada um e de seus ideais, pois o sucesso geralmente vem para aqueles que estão preocupados em ficar procurando por ele. O que faz a vida valer a pena é a constante atenção e isso nos estimula a inventar, a criar, a realizar, a tentar melhorar o nosso mundo.
É preciso aprimorar conhecimento, ter sabedoria, fazer a diferença e agir de forma coerente diante das diversas situações. Com todas essas experiências, o nosso desenvolvimento evolui e a nossa vida se transforma. O desenvolvimento humano é muito diversificado, cada pessoa tem suas próprias características que distinguem uma pessoa da outra e seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Sabemos que a humanidade tem varias semelhanças, sendo uma delas a necessidade de ser feliz. Para isso, devemos lutar hoje para conquistar o amanhã.
Agradecemos o professor Aparecido D. A. Cipriano, que com seus conhecimentos foi capaz de estimular cada um de nós e que com uma pequena palavra nos fez refletir: “Valorize - se”; também somos gratos à docente, Alessandra A. S. Matheus, que nos incentiva a ser sempre o (a) melhor e a enfrentar todos os obstáculos que na vida existem, afinal, barreiras são feitas para ser derrubadas. E, ainda, não poderíamos deixar de agradecer a Sra. Secretária Municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, que apoia incondicionalmente o trabalho realizado por meio do Programa.
Alunos do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões:
Elenice Soares Oliveira; Guilherme Scardelato Matassi; Naiara Talita da Silva; Natiele Souza e Rafaela Prates.
Trabalhando o Instrumental de Comunicação, os alunos do Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões do SENAC escreveram uma Carta à População Vista-alegrense falando sobre a importância da Reciclagem e, consequentemente, da coleta seletiva do lixo.
O trabalho está articulado a um dos Planos de Ação na Comunidade que está sendo desenvolvido pelos alunos.
Leia a carta e conscientize-se.
Carta à População Vista-alegrense:
Vista Alegre do Alto, 05 de abril de 2010.
Senhores leitores vista-alegrenses,
Gostaríamos de chamar a atenção para um tema que tem sido muito discutido, a reciclagem.
Vivemos em uma sociedade em que o ser humano não tem colaborado tanto para com a preservação do meio ambiente e o melhor meio para iniciar essa conscientização é através da reciclagem.
A reciclagem tem como objetivo, prevenir vários fatores, como: a proliferação de insetos; o desmatamento; doenças que afetam o ser humano através de lixos expostos em lugares impróprios; poluição do meio ambiente, entre outros.
Mas, para que haja mudanças na qualidade de vida e no meio ambiente, só será possível se você refletir sobre as consequências de seus atos, pois são esses atos impensados do homem que causam tantos problemas.
Portanto, ter a reciclagem como uma meta inicial para colaborar com a preservação do meio ambiente é usar corretamente seus direitos de cidadãos.
Anteciosamente,
Alunos do Programa Educação para o Trabalho – SENAC
Letícia Aguilera, Jaqueline Rossato e Bruna Gil