01/12/2011
O aterro sanitário de Vista Alegre do Alto atingiu nota 9,7 em relatório da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) que indicou que o equipamento opera em condições adequadas de acordo com o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). A pontuação quase que dobrou, passando de 5,8 em 2007 para 9,7 este ano, numa escala que varia de zero a dez. Nos últimos tempos tem ocorrido gradativamente uma evolução no conceito em decorrência de melhorias e investimentos voltados ao meio ambiente.
O tratamento do lixo domiciliar ganhou outro status e passou a ser acompanhado com mais rigor pela atual administração, chefiada pelo prefeito Antonio Fiorani. Entre as medidas adotadas destaque para a construção do novo aterro sanitário numa área de 12 mil metros quadrados, localizada no bairro da Ponte Alta, conseguida em regime de comodato junto a Nardini Agroindustrial que foi dotado de cerca de isolamento dentro as normas previstas na legislação ambiental e obteve a licença de operação.
Outra iniciativa é a ampliação dos esforços pela eficiência da coleta, vinculada à implantação de programa de coleta seletiva que proporcionou significativo ganho na qualidade dos serviços prestados no sentido de melhorar as condições sanitárias. O trabalho é organizado pela Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente.