Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre adere ao pacto em defesa das águas.

08/06/2009

Vista Alegre do Alto é um dos 225 municípios paulistas que assumiram um papel pioneiro na defesa das águas do país. A cidade aderiu ao documento Consenso da Água, pacto criado em março deste ano durante o 5º Fórum Mundial da Água em Istambul, na Turquia, para alcançar uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

O município que assina o Pacto das Águas se compromete a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos de seu entorno e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho será orientado pelas secretarias estaduais. Em 2012, na próxima edição do Fórum Mundial das Águas, na África do Sul, estes governos levarão ao evento os resultados obtidos desde a assinatura do pacto.

O ato de adesão ao pacto ocorreu, no último dia 2. em Bocaina, na região de Bauru (às margens do Rio Jacaré-Pepira), e contou com a presença do governador José Serra e dos secretários Xico Graziano, do Meio Ambiente, e Dilma Pena, de Saneamento e Energia. "Estamos trabalhando muito pelo meio ambiente no Estado. São Paulo só tem 1,3% da disponibilidade de água do Brasil e tem 20% da população. Nós temos que economizar, ter água limpa para todos, fazer tratamento de esgoto e tratar dos lixões", ressaltou o governador José Serra durante a cerimônia.

O secretário do Meio Ambiente lembrou que “estamos aderindo a um pacto internacional que exige compromissos e uma radicalização na política de recursos hídricos”. Em sua fala, Xico Graziano mostrou-se orgulhoso com a pró-atividade dos municípios em defesa das águas em plena Semana do Meio Ambiente. “Por ser um tratado criado em um fórum mundial, esse pacto mostra que existe um esforço em todo o planeta pela defesa das águas e São Paulo não poderia ficar de fora”, completou o secretário.

A adesão ao pacto mostra o comprometimento de Vista Alegre do Alto com as questões relacionadas a assuntos ambientais. “Pelo Pacto das Águas, o município se compromete a fazer um diagnóstico das condições ambientais e sanitárias de suas águas, traçando metas e colocando em prática um plano de ação”, comentou o prefeito Antonio Fiorani que assinou o tratado internacional. Ele também lembrou algumas ações já estão sendo tomadas no município como controle dos vazamentos na rede de água, combate a inadimplência, controle da distribuição de água e instalação de novos hidrômetros.