17/07/2010
O prefeito Antonio Fiorani esteve no Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) para assinatura de convênios para instalação da Praça de Exercício do Idoso e o Programa Geração de Renda.
A Praça de Exercício do Idoso é composta de estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção que inclui estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados serão rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar.
O convênio prevê a transferência de recursos financeiros no valor de R$ 12 mil para que o município possa construir sua praça que deverá ser em área de fácil acesso ao idoso com metragem mínima de
A Praça de Exercícios do Idoso foi criada com o intuito principal de prevenir quedas, melhorar equilíbrio e marcha, fortalecimento de musculatura, melhoria dos movimentos e estímulo ao convívio social. O projeto foi elaborado pela presidente do fundo municipal Maria Leonildes Veltrini Fiorani, a assistente social Rita Helena Lopes Rozani e a secretária de gabinete Anaíse Cristina de Grande.
Já o Programa Geração de Renda assegura a viabilização do novo projeto de capacitação profissional em corte e costura em malharia industrial básica e lingerie. Serão repassados R$ 15 mil para aquisição de onze máquinas de costura, mesas e bancos. O projeto foi denominado “Costura em Ação”. O objetivo é oferecer alternativas para melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda.
Segundo o prefeito, a assinatura do convênio ajudará o município a desenvolver um novo curso de capacitação para um grupo de mulheres, dando uma nova perspectiva de sustento para suas famílias. “Além de oferecer qualificação, o curso tem o objetivo de proporcionar oportunidades de trabalho para as mulheres vista-alegrenses”, ressalta Fiorani.
Desde 2008, somente o Fundo Social já formou cerca de 100 pessoas e muitas já estão obtendo renda com a nova profissão. As alunas são qualificadas para as atividades de confecção de camisetas, blusas, vestidos, calças, saias e outras peças em máquinas de costura industrial, através do programa municipal de geração de renda, custeado exclusivamente com recursos municipais.