Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre avança e está entre as melhores do Brasil no IRFS.

01/08/2009

Pelo segundo ano consecutivo Vista Alegre do Alto figura entre as cidades brasileiras que obtiveram as melhores pontuações no ranking do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos municípios brasileiros (IRFS) apurado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com o índice geral de 0,595 o município subiu 17 posições na classificação nacional que engloba mais de cinco mil municípios e ocupa o 61º lugar. No ranking estadual, das 645 cidades avaliadas, Vista Alegre conquistou 13 posições e a agora é a 18ª cidade paulista entre as melhores colocadas.

Criado pela Confederação Nacional de Municípios para compreender e melhorar os municípios nas óticas da responsabilidade fiscal, social e na gestão pública, o IRFS é baseado em três indicadores: Fiscal que leva em conta questões como o endividamento, gastos públicos e superávit primário; Gestão, avalia o nível de investimentos, custo da máquina administrativa e do legislativo; e o Social que abrange os percentuais de evasão escolar, qualificação de professores, mortalidade infantil, cobertura vacinal e quantidade de consultas médicas oferecidas pelo município durante o ano.

A combinação de todos esses itens aumentou o índice geral que em 2007 fechou em 0,595 aumentando os 0,0592 atingidos no exercício de 2006. O prefeito Antonio Fiorani ficou satisfeito com avanço de Vista Alegre do Alto. “Estar entre as melhores administrações do Brasil e colocar Vista Alegre numa posição de destaque, em nível nacional é gratificante”, afirmou o prefeito que ainda completa, “a boa colocação dentro IRFS é mais um indicador que demonstra a seriedade e o compromisso que estamos tendo ao administrar Vista Alegre, fato que nos motiva e nos enche de orgulho”.

A análise individual de cada um dos indicadores que compõem o índice geral mostra que foi o item social que Vista Alegre do Alto teve o melhor desempenho, apesar de registrar uma ligeira queda em relação ao ano passado. O IRFS Social de 2006, apurado no ano passado, foi de 0,638 e o de 2007, levantado este ano, caiu para 0,612. O IRFS Fiscal 0,579 (2006) e 0,595 (2007) e o IRFS Gestão 0,560 (2006) e 0,577 (2007) tiveram um crescimento. Numa escala de 0 a 1 (de pior a melhor), quanto mais próximo de 1 estiver o índice, mais positiva é a avaliação da prefeitura.