23/08/2009
A escola municipal “Irineu Julião” recebe a primeira turma do programa Educação para o Trabalho, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vista Alegre do Alto e o Senac-Bebedouro no avanço para a formação profissional e a busca pelo primeiro emprego. Para o prefeito Antonio Fiorani que participou da aula inaugural, na tarde da última quarta-feira (19), “aprender é sempre importante”. Segundo Fiorani, essa parceria fortalece o ideal da administração municipal de formar cidadãos. “Essa oportunidade é rara para os 33 alunos que vão receber um curso profissionalizante e que será útil para o resto da vida”, completou.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, disse que o Senac vem somar aos demais projetos educacionais mantidos pela administração municipal como os programas de bolsa de estudo e do estágio. “O prefeito pensa na juventude e seu governo está valorizando os jovens da cidade”, disse. Já a diretora Sônia Elisabete Nomura Pedrazzoli afirmou que é uma honra para a escola receber um curso deste porte [que prepara os alunos para a busca do primeiro emprego].
Um dos objetivos narrados pelo gerente do Senac, Mauro de Nardi Costa, é oferecer aos jovens o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades fundamentais exigidas pelo mercado de trabalho. Em sua opinião, o curso aumenta o nível de empregabilidade dos participantes. A coordenadora do programa, Maria Citta, acredita que o aprendizado fará a diferença para os jovens quando estiveram competindo no mercado de trabalho. Ela também pediu persistência e objetividade aos participantes.
O Programa Educação para o Trabalho tem seis meses de duração e prepara gratuitamente adolescentes para o mercado de trabalho. Serão 330 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As aulas são ministradas pela docente Alessandra Matheus. Para se inscrever é necessário ter de
De acordo com o conteúdo programático, os participantes mantêm contato com a rotina de uma empresa, aprendendo desde noções de informática, higiene, organização e atendimento ao cliente, até instruções sobre comportamento que envolve postura profissional, ética no trabalho, apresentação pessoal e simulação de entrevistas. Para isso, são realizadas oficinas de vivências em que o aluno assimila na prática cada etapa do processo, num total de 30 horas.
O evento ainda contou com a presença do secretário municipal Felipe Fiorani e da assistente social Carla Rocha, que foi a responsável pela triagem dos alunos. Cerca de 70 candidatos se inscreveram para a seleção.