14/12/2012
Vista Alegre do Alto é uma das 200 cidades brasileiras contempladas com o projeto do governo federal “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia. Já em relação ao Estado de São Paulo, Vista Alegre é um dos 12 municípios que terão o programa.
“O objetivo deste projeto é promover a educação alimentar e nutricional dos alunos utilizando as hortas escolares e a gastronomia como ferramenta e eixos geradores da prática pedagógica, considerando a importância da alimentação nutritiva, saudável, saborosa e ambientalmente sustentável”, explicou a nutricionista Carla Fiorin.
Ela juntamente com a diretora da escola municipal, Sônia Elizabete Nomura Pedrazzoli, e o então coordenador de Meio Ambiente, Edinei Borelli, participaram das etapas de formações realizadas na cidade de Pindamonhangaba no segundo semestre deste ano. Posteriormente os trabalhos foram aplicados com os alunos da escola “Irineu Julião” e logo após apresentados no último encontro de formação que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro.
Sobre o projeto:
O projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) teve seu embrião em 2004, em uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Durante a vigência, aplicado em três edições (2005, 2007 e 2008), teve como experiências-piloto três municípios brasileiros: Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Em 2012, o FNDE uniu-se a um novo parceiro, o CET/UnB, para revisar a metodologia e introduzir um novo campo de conhecimento: a gastronomia. Agora seu foco é a gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos e da experiência de sabores e aromas das refeições preparadas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do FNDE.