30/05/2009
População idosa ainda pode receber a imunização contra gripe; a vacina continua sendo oferecida no centro de saúde
A Campanha de Vacinação de Idosos continua
Estudos realizados pelo Ministério da Saúde apontam que entre os idosos, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em 39% a 75% a mortalidade global. “A vacinação não tem nenhuma chance de causar a gripe. Pode coincidir devido ao clima, com variações térmicas, mas a vacina não causa gripe”, enfatiza a enfermeira Elaine Lanfredi.
Quem não se vacinou na época da campanha ainda pode procurar o posto de vacinação da unidade de saúde. “Com a vacinação o idoso fica imunizado contra gripes fortes que podem ocasionar mais complicações”, alerta Elaine. A vacina é de graça.
Gripe é diferente de resfriado - A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza. O paciente com gripe apresenta febre alta, dores musculares, dor de garganta e tosse. O resfriado tem sintomas mais leves e pode ser provocado por diversos tipos de vírus diferentes. Em geral, os problemas não vão além de irritação na garganta, coriza e um pouco de febre baixa. A vacina é a melhor tecnologia disponível para a prevenção da influenza e suas conseqüências.