Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre cria guarda municipal para reforçar segurança.

15/03/2010

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto está criando a guarda mu­nicipal visando reforçar a se­gurança pública no município. “Com a guarda municipal con­se­guiremos melhorar a segu­ran­ça preventiva, dinamizando o trabalho em todo município e contribuindo com o serviço das Polícias Civil e Militar”, destacou o prefeito Antonio Fiorani. Ele ainda acrescentou “embora seja de responsabilidade do Estado, nós também vamos fazer nossa parte”. O primeiro passo para instituição da guarda municipal foi dado com a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do pro­jeto de lei que “dispõe sobre a cria­ção da Guarda Municipal, e dá outras providências”.

O projeto começou a ser ela­­­borado após recente reunião do prefeito com o comandante Gilberto Luiz Goulart. Nesse en­contro, que ainda teve a parti­ci­pação do diretor de Negócios Jurídicos, Dr. Josiel Belentani; dos secretários Felipe Fiorani (Obras, Planejamento e Servi­ços) e Maria Rita Vieira Cunha (Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e dos verea­dores José Ricardo Joanini e Ar­lindo Balsanelli, Fiorani se in­terou sobre o funcionamento da guarda.

Segundo o Dr. Josiel Belen­tani, responsável pela elabo­ra­ção da legislação que regula­men­ta a implantação da guarda, a iniciativa da Prefeitura irá con­tribuir bastante para a melhoria na segurança pública em Vista Alegre do Alto. “A guarda muni­ci­pal terá como objetivo zelar pe­los prédios públicos, fiscali­zará a utilização de praças, além de atuar nos eventos desen­vol­vidos pela administração muni­cipal. Sua atuação é comple­men­tar ao trabalho que a Polícia Militar e a Polícia Civil desen­vol­ve na segurança pública do municí­pio”, explicou.

Inicialmente a guarda mu­nicipal deverá contar com 12 profissionais, além de um co­man­­dante. Também será equi­pada com viaturas, motocicletas e portará armas não-letais, co­mo sprays de pimenta. O diretor de Negócios Jurídicos adiantou que a contratação será efetuada por intermédio de concurso pú­bli­co. No entanto, os aprovados ainda passarão por uma nova fase de testes que incluirão exa­mes, conhecimentos de legisla­ção, direitos e deveres na área de segurança, treinamento físi­co e psicológico.