15/03/2010
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto está criando a guarda municipal visando reforçar a segurança pública no município. “Com a guarda municipal conseguiremos melhorar a segurança preventiva, dinamizando o trabalho em todo município e contribuindo com o serviço das Polícias Civil e Militar”, destacou o prefeito Antonio Fiorani. Ele ainda acrescentou “embora seja de responsabilidade do Estado, nós também vamos fazer nossa parte”. O primeiro passo para instituição da guarda municipal foi dado com a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto de lei que “dispõe sobre a criação da Guarda Municipal, e dá outras providências”.
O projeto começou a ser elaborado após recente reunião do prefeito com o comandante Gilberto Luiz Goulart. Nesse encontro, que ainda teve a participação do diretor de Negócios Jurídicos, Dr. Josiel Belentani; dos secretários Felipe Fiorani (Obras, Planejamento e Serviços) e Maria Rita Vieira Cunha (Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e dos vereadores José Ricardo Joanini e Arlindo Balsanelli, Fiorani se interou sobre o funcionamento da guarda.
Segundo o Dr. Josiel Belentani, responsável pela elaboração da legislação que regulamenta a implantação da guarda, a iniciativa da Prefeitura irá contribuir bastante para a melhoria na segurança pública
Inicialmente a guarda municipal deverá contar com 12 profissionais, além de um comandante. Também será equipada com viaturas, motocicletas e portará armas não-letais, como sprays de pimenta. O diretor de Negócios Jurídicos adiantou que a contratação será efetuada por intermédio de concurso público. No entanto, os aprovados ainda passarão por uma nova fase de testes que incluirão exames, conhecimentos de legislação, direitos e deveres na área de segurança, treinamento físico e psicológico.