03/03/2007
O esporte é visto com outros olhos em Vista Alegre do Alto. Com a visão de quem reconhece que a atividade esportiva desempenha papel fundamental no processo educativo, podendo ser um diferencial na formação do cidadão e na construção de uma sociedade mais saudável em todos os sentidos. Graças ao incentivo do prefeito Antonio Fiorani, o esporte vistalegrense cresce e os resultados já começam aparecer.
Por exemplo na Olimpíada Regional de Pirangi, disputada no período de 5 a 26 de janeiro, a cidade ficou em quinto lugar (ao lado de Taiúva) com 44 pontos. Ao longo da competição Vista Alegre do Alto conquistou cinco medalhas, sendo três de prata com o vôlei de areia feminino, maratona masculina e o basquete. Também ganhou duas de bronze com a damas e o tênis de mesa.
Outras modalidades como o vôlei feminino, atletismo feminino (100 metros), futebol de campo e futsal masculino, além da maratona masculina terminaram em quarto lugar, somando pontos. Vista Alegre do Alto ainda participou com o vôlei masculino, ciclismo masculino, vôlei de areia masculino, bocha, truco, xadrez, handebol masculino e atletismo masculino.
Mas as atividades não param por aí. Depois de 18 anos, a cidade voltou a disputar a Taça EPTV Ribeirão de Futsal renovando o ânimo dos atletas e torcedores. Na atual administração o esporte vistalegrense renasce e ganha força para disputa de competições. Esse avanço é devido também ao trabalho voltado para as categorias de base em diferentes faixa etárias.
Além dos treinamentos, crianças e adolescentes participam de torneios e eventos regionais e até de nível nacional. A Comissão Municipal de Esportes, por sua vez, promove campeonatos regionais e municipais em diferentes categorias visando incentivar a prática esportiva, bem como ampliar as opções de lazer e entretenimento à população.
Segundo Fiorani, o esporte não é apenas competição, ele vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Em sua opinião, cada vez mais cresce a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. “Ao mesmo tempo em que o esporte abre portas e novas oportunidades, são aprendidas lições como os direitos iguais para meninos e meninas, liderança, participação e trabalho em grupo”, acrescenta.