04/08/2011
Foi com o intuito de melhorar a qualidade da educação no município de Vista Alegre do Alto - SP, que um grupo de educadores participaram de uma palestra, cujo tema foi: Gestão do Conhecimento: Um desafio urgente. Tal palestra aconteceu no dia 29 de julho de 2011 e foi ministrada pelo ilustre Mario Sergio Cortella, Mestre e Doutor em educação pela Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP), na qual é professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação desde 1977. Cortella é daqueles filósofos que a gente para para ouvir e presta muita atenção. Ele consegue trazer a filosofia para o dia a dia e extrair reflexões dos detalhes cotidianos até temas que dizem respeito ao comportamento da coletividade e da ética.
Segundo Cortella, gestão do conhecimento é a capacidade de saber que não sabemos e que não somos completos. É ter humildade para sabermos que não estamos prontos. É ter iniciativa, disponibilidade para ir atrás do aprendizado. É não parar de ser aluno.
Ainda na ocasião, foi abordada a importância do conhecimento, flexibilidade e comprometimento. O professor precisa ser flexível, ou seja, é necessário que o bom educador, seja capaz de, sem alterar seus princípios e valores básicos, enxergar e viver a realidade de outros modos. A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de romper algumas amarras e preconceitos que tornam alguém refém de uma condição que, parecendo segura e confortável, pode ser indicadora de carência e fragilidade intelectual. Quem não estiver aberto a mudanças e descomprometido com questões de novos aprendizados estará fadado ao insucesso profissional e pessoal.
A satisfação e o contentamento foram visíveis no público que prestigiou o evento e assim queremos agradecer à Secretária Municipal de Educação, Senhora Maria Rita Vieira Cunha e ao Prefeito Municipal, Antonio Fiorani que propiciaram a participação dos professores e gestores municipais de educação em tão importante evento, pois com certeza momentos como esse, fazem aprimorar a formação enquanto educadores, além de constituir um elemento motivador para que se alcance as metas almejadas e por conseqüência, um ensino de qualidade.