Vista Alegre do Alto participa do lançamento de programa para erradicação da miséria no Estado.
07/09/2011
Vista Alegre do Alto se fez presente em São Paulo, no último dia 18 de agosto, participando do lançamento da Agenda da Família, um compromisso para erradicação da extrema pobreza em todo o Estado e garantia da mobilidade social das famílias paulistas. A gestora municipal de Assistência Social, Rita Helena Lopes Rozani; a secretária da Saúde, Camila Dalocio; e a coordenadora do Cras, Patrícia Bizari Dias Pereira foram as representantes do município no evento que o governador Geraldo Alckmin e a presidente da República, Dilma Rousseff assinaram o Pacto Brasil Sem Miséria e o termo de cooperação do cartão único Bolsa Família/Renda Cidadã.
O Renda Cidadã, o atual programa de transferência de renda do Governo do Estado, atende cerca de 161 mil famílias cuja renda mensal per capita é de até meio salário mínimo, com um apoio financeiro de R$ 80. A parceria entre União e Estado proporcionará a transferência de renda por meio de um cartão único. Essa transferência irá complementar a renda familiar, garantindo uma renda mínima de R$ 70 por pessoa, tirando-a da extrema pobreza. A Agenda da Família será um compromisso assumido por cada família com o Governo do Estado para efetivar a transferência de renda. Definirá as principais necessidades da família, que deverá empenhar-se para superá-las, por meio de educação, qualificação profissional, inclusão produtiva, saúde e convivência, fazendo, desta forma, com que cada família se torne corresponsável pelo resultado de sua melhoria de vida.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, dará início ao programa agora em setembro, mas a utilização do cartão único ocorrerá a partir de 2012 nos 100 municípios paulistas de menor IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Em 2013, o plano atingirá mais 458 municípios e, em 2014, completará o ciclo.
Também participaram do lançamento do Plano Brasil sem Miséria na Região Sudeste o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e os governadores: Renato Casagrande, do Espírito Santo; Antonio Anastasia, de Minas Gerais; Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro.