07/07/2010
Evento apresentou dois projetos educacionais que serão implantados em 20 cidades da região.
A noite do último domingo, dia 20, foi das mais animadas
Com apresentações musicais gratuitas do grupo baiano Mika7, dupla Luiz Guilherme e Daniel e apresentação teatral de Vitrine Viva com a artista Fabiana Palmeira, o Circuito Cultura de Paz passou na última sexta-feira pela cidade de Colômbia, no sábado em Severínia, e no domingo, dia 20, foi a vez de Vista Vista Alegre do Alto receber o evento na praça matriz. A secretária de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – Maria Rita Vieira Cunha, o diretor jurídico da prefeitura – Josiel Belentani, o vereador e presidente da Associação Comercial local – José Ricardo e a presidente do Fundo Social – Maria Leonildes fizeram questão de prestigiar o evento realizado na cidade.
Representando o prefeito Antônio Aparecido Fiorani, a secretária Maria Rita falou da importância da implantação do Projeto Cultura de Paz no município. “A iniciativa da deputada federal Luciana Costa de trazer este Projeto para Vista Alegre do Alto foi maravilhosa, a disciplina será muito bem aceita, pois tudo começa na escola. É na escola que as crianças aprendem sobre educação no trânsito, meio ambiente e, a partir de agora, começaremos a ensinar as crianças a serem mais pacíficas, acredito que este é o caminho”, observa Maria Rita.
Segundo a deputada Luciana Costa, a intenção é que o Circuito Cultura de Paz transmita o conceito da disciplina Cultura de Paz, criada pelo professor João Roberto Araújo. “Esta matéria vem para resgatar e fortalecer os principais valores morais, princípios éticos, culturais e comportamentais. É uma aula em que a reflexão sobre o bem coletivo ganha espaço. Em Barretos a disciplina existe há três anos e os resultados podem ser vistos na sociedade”, afirma a deputada. A disciplina deverá ser implantada em escolas de ensino fundamental de Vista Alegre do Alto e de mais 19 cidades através do Projeto Cultura de Paz, uma iniciativa da parlamentar republicana.
Conheça o Projeto Cultura de Paz
O projeto Cultura de Paz foi desenvolvido pela deputada federal Luciana Costa (PR/SP), para que ocorra a implantação inicial da disciplina Cultura de Paz, que tem como mentor o professor João Roberto de Araújo, em escolas de ensino fundamental de 20 cidades. Juntamente com a implantação da disciplina, cada escola ganhará computadores, uma iniciativa da parlamentar em disseminar a inclusão digital.
Todo o Projeto será viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada, alocada no Ministério da Educação, na quantia de R$ 2 milhões. Todo o recurso da emenda será destinado ao treinamento de professores para ministrar a disciplina Cultura de Paz, material didático para os alunos e também para a compra de computadores.
Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangí, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Terra Rocha, Viradouro e Vista Alegre do Alto integram as 20 cidades que estão planejadas para receber a implantação do Projeto Cultura de Paz ainda neste ano, após a liberação da emenda.