15/02/2018
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto aderiu ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Cindesp), popularmente conhecido como “Consórcio do Asfalto”, visando promover ações na área de infraestrutura e desenvolvimento urbano. A adesão pode tornar real o sonho de pavimentar o anel viário, que serve para desviar da cidade o tráfego pesado. Há anos esse é um antigo anseio do município e do prefeito Luís Fiorani.
Apadrinhado pelo médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros, considerado maior incentivador do Cindesp em território paulista, o “Consórcio de Asfalto” no Estado de São Paulo foi lançado em novembro de 2017. Em apenas três meses, 11 municípios já tinham aderido ao consórcio (Mirassol, Uchoa, Ouroeste, Vitória Brasil, Irapuã, Monte Aprazível, Urupês, Bálsamo, Colômbia, Mira Estrela e Indiaporã) e outros 20 municípios já demonstraram o interesse em se consorciar ao Cindesp.
“Com a economia que o Cindesp representa, de cerca de 70% para as cidades que compartilham esse modelo de gestão, acreditamos que o investimento para concretizar o sonho do anel viário ficará em torno de R$ 350 mil”, calcula o secretário-executivo do Cindesp, Maicow Braga. Segundo ele, “hoje está comprovado que a realização de obras por meio de consórcio moderniza a gestão das cidades, por meio de parcerias para a consolidação de projetos de interesses comuns”.
Cadastrado junto ao Sistema de Convênios (Siconv) e também com CNPJ próprio, o Cindesp segue os passos vitoriosos do Cindepar, consórcio formado no Paraná e que saltou de cinco para 154 cidades consorciadas em apenas três anos de existência.