12/03/2020
O município de Vista Alegre do Alto conseguiu a qualificação para a certificação no Programa Município Verde Azul, no ciclo de 2019, ao obter nota entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. A cidade somou 76,77 pontos e ficou na 101ª colocação no ranking ambiental do Estado de São Paulo, subindo 55 posições em relação ao ano de 2018, um avanço de 53,6%. O desempenho é bem melhor se comparado a 2016, o último ano da gestão passada, quando Vista Alegre figurou na 469ª posição, à época, fazendo apenas 8,93 pontos.
Atualmente, o programa integra 613 municípios que necessitam colocar em prática 85 tarefas, divididas em dez assuntos. Vista Alegre apresentou evolução em todas as diretivas, como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
O certificado de qualificação foi entregue durante solenidade realizada no último dia 5 de março no Palácio dos Bandeirantes. Estiveram presentes o prefeito Luís Fiorani e o secretário municipal Felipe Fiorani. O evento também contou com a presença do governador João Doria; do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; e do coordenador do programa, José Walter Figueiredo.
Para o prefeito Luís Fiorani, a conquista revela que Vista Alegre tem investido em projetos que visam à melhoria da qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente.