17/09/2018
A Junta de Serviço Militar de Vista Alegre do Alto realizou, neste dia 14 de setembro, a solenidade de juramento à bandeira e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) - popularmente conhecido como “reservista” - para os jovens da classe de 2000 e anteriores que se alistaram no município. Todos os que prestaram o compromisso foram dispensados do serviço militar inicial.
Durante a cerimônia, ocorrida no ginásio de esportes e acompanhada por familiares e amigos, os jovens se comprometeram a defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais. Na ocasião, o prefeito Luís Fiorani, que também é o presidente da Junta de Serviço Militar de Vista Alegre, parabenizou a todos e destacou a importância do momento.
Em seu pronunciamento, o 1º tenente Flávio Oliveira da Silva, delegado do Serviço Militar da região de Jaboticabal, frisou a importância do documento na vida dos jovens. Ele ainda agradeceu o apoio do prefeito Luís Fiorani ao serviço militar local e elogiou o trabalho da secretária da Junta, Izilda Alves.
Também marcaram presença no evento o vice-prefeito Arlindo Balsanelli; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Reis; o comandante da Polícia Militar, sargento Flávio Henrique da Silva; e o diretor da escola estadual “Salvador Gogliano Júnior”, Júlio Prado Júnior. A cerimônia teve a participação dos atiradores do Tiro de Guerra de Taquaritinga, comandado pelo sargento Aurélio Colares Maciel.
O certificado é um importante documento e sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar o título de eleitor, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino - inclusive universidades. Todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve realizar o alistamento militar ao completar 18 anos.