16/05/2024
A Prefeitura de Vista Alegre do Alto atua no combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e a chikungunya. Com trabalho ininterrupto dos agentes de endemias, são feitas ações preventivas e de cuidado contra a doença, incluindo fumacê, atividades educativas nas escolas, bloqueios dos casos notificados suspeitos e visitas domiciliares.
O objetivo é identificar possíveis focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre a importância de manterem seus quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água, assim como conscientizar a comunidade sobre os perigos da doença, que pode matar.
A administração municipal também realizou um mutirão de limpeza contra a dengue na cidade nos dias 16 e 17 de abril. Durante o mutirão, foram recolhidos objetos, recipientes e materiais que podem acumular água.
O município complementa as ações de combate a dengue, intensificando a aplicação do “fumacê” em todas as regiões da cidade. Todo o procedimento é realizado em um período estratégico escolhido em razão dos hábitos da fêmea do Aedes aegypti.
Mesmo com essas ações, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é fundamental para o sucesso do combate à dengue, adotando medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água em suas casas e terrenos: como garrafas, pneus e vasos de plantas.
“Estamos fazendo todo o esforço possível para proteger a população contra a dengue. Implantamos uma série de medidas para combater o mosquito e a doença, mas esta é uma luta de todos nós”, afirma a secretária da Saúde, Camila Dalócio, reiterando o apelo para que cada pessoa faça a sua parte, impedindo o acúmulo de água parada em casa e permitindo a visita dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que estarão sempre identificados.