30/03/2008
Além de livros, o espaço cultural conta com uma sala de inclusão digital; os computadores estão à disposição da comunidade para pesquisas e estudos
Numa solenidade marcante e com grande presença de público, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto inaugurou no último dia 25 de março a Biblioteca Municipal. A unidade faz parte das conquistas para cultura local e sua finalidade é contribuir ativamente para a educação colocando à disposição dos professores, alunos e demais interessados da comunidade em geral o material necessário para o enriquecimento cultural.
A administração municipal faz um investimento significativo em favor da cultura dos habitantes. Eles irão usufruir de um acervo com cerca de 2.800 títulos, num espaço com cadeiras e mesas, ar-condicionado e com toda a iluminação adequada para uma boa leitura. O local também dispõe de uma estrutura com computadores destinada à inclusão digital. O horário de atendimento será em período integral, das 8 às 17 horas.
“Tenho orgulho em fazer parte desta conquista, nos dias de hoje é cada vez mais importante adquirir conhecimento e, aqui esta oportunidade fica mais clara e fácil”, ressaltou o prefeito Antonio Fiorani. Em sua opinião, o mundo está em constante transformação tecnológica e a Prefeitura contribui para elevar ainda mais o conhecimento dos moradores e alunos de Vista Alegre do Alto.
Fiorani destacou o empenho da equipe de governo na conquista deste espaço cultural que certamente ficará para sempre na história da cidade. “Esta biblioteca vai colocar crianças, jovens e adultos do município em contato com o mundo e garantir consistência a qualquer projeto educacional”, finalizou o prefeito. O nome da biblioteca é uma homenagem ao escritor Joaquim Maria Machado de Assis, considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.
A secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, reiterou a importância da biblioteca para melhoria da qualidade do ensino, auxiliando os estudantes desde a pré-escola até os universitários. “A importância da biblioteca não está somente em subsidiar pesquisas, mas incentivar a leitura”, salientou. Ela lembrou que “através da leitura viajamos no mundo da fantasia, da história, da ciência e da religião”.
Maria Rita ainda acrescentou que esta iniciativa assegura que todos os vistalegrenses têm um amplo acervo ao seu alcance. “Nossos educadores são árduos incentivadores da leitura e os nossos alunos, por sua vez, são assíduos freqüentadores da biblioteca”, completou. A Secretaria entregou ao prefeito Antonio Fiorani uma placa em agradecimento ao trabalho desenvolvido, especialmente na área de educação e cultura.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Antonio Fiorani, iniciou seu discurso na solenidade dizendo estar “duplamente orgulhoso e honrado”. Um dos motivos é “fazer parte desta brilhante administração” e, o outro, é representar o escritor vistalegrense Silvio Fiorani, vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, com o romance “Investigação sobre Ariel”. Para Luís Fiorani, esse dia [o da inauguração da biblioteca pública] ficará na história da cidade.
Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o coordenador do Programa “São Paulo, um Estado de leitores”, José Luiz Goldfarb; assessora de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Adriana Cybele Ferrari; o vice-prefeito Guilherme Salgado Gonçalves; os vereadores Ulisses Francisco Bettini e José Roberto Russino, além de representantes do executivo municipal, educadores e munícipes em geral.
Para implantação da biblioteca municipal (com uma localização privilegiada) foram remanejados os sanitários públicos que cederam espaço à educação e cultura.