09/11/2012
O prefeito Antonio Fiorani comemora mais uma conquista voltada a qualificação profissional e a geração de renda no seu governo. Trata-se da inauguração do núcleo local da Escola de Moda, um espaço que possibilitará condições de oferecer cursos bem elaborados e aprofundados para quem deseja se qualificar na área de corte e costura. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vista Alegre do Alto com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).
O projeto recebeu do Fussesp três máquinas de costura reta e uma máquina overlock. “O objetivo é capacitar, treinar, formar mão de obra na área da costura”, explicou a presidente do Fundo Social da cidade, Zizi Fiorani. Em sua opinião, nos cursos com duração de dois meses será aplicada uma metodologia diferenciada de trabalho, a partir de moldes apropriados que possibilita a compreensão mais fácil pelos alunos. Junto com as máquinas foram doados também 300 metros de tecidos, material esse que será utilizado no aprendizado.
A prefeitura se responsabiliza pelo espaço físico e demais estruturas para o curso. Duas profissionais de costura [Miriam Matiko Yaekashi Stelutti e Valéria Verona] foram capacitadas como agentes multiplicadores e atuarão como instrutoras na Escola de Moda que faz parte do projeto Escola de Qualificação Profissional do Fussesp, com curso na área de Roteiro de Costura (modelagem, corte e costura). As aulas acontecem três vezes por semana no período da tarde.
A inauguração ocorreu no último dia 25 de outubro. Na ocasião, o prefeito Fiorani e a presidente do fundo municipal recepcionaram o coronel Romesnir Aparecido Borges Lima e a assistente social Sueli Aparecida Neves Cezaletti que representaram a primeira-dama do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, no evento. Também participaram da cerimônia a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, monitoras e alunas.
A Escola da Moda funciona no prédio da oficina de costura.