07/04/2010
Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lança o programa “Adote uma Nascente”; governo municipal faz sua parte e espera parceria de agricultores para proteger a mata ciliar.
A Secretaria do Meio Ambiente lançou no Dia Mundial da Água (22 de março), o Adote uma Nascente - Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes com objetivo de incentivar a proteção de recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes. De acordo com o projeto, pessoas ou entidades poderão se cadastrar para serem padrinhos e ajudarem na recuperação e preservação das nascentes.
O evento foi realizado na Fazenda Santa Sofia, no município de Santa Adélia, e contou com a presença do secretário Xico Graziano e do chefe de gabinete e gerente do projeto “Município Verde Azul”, Ubirajara Guimarães. Representando o município de Vista Alegre do Alto, o prefeito Antonio Fiorani, o secretário municipal de Obras, Planejamento e Serviços, Felipe Fiorani, e o diretor de Negócios Jurídicos, Dr. Josiel Belentani.
Para amenizar a situação, a administração municipal contou com a parceria do Viveiro de Mudas da Usina Nardini, promovendo o plantio de várias mudas de árvores. Ainda contou com o apoio dos programas de Microbacias Hidrográficas e Melhor Caminho (ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento) para conter as águas pluviais e o controle de erosão nas estradas rurais, evitando o assoreamento dos rios.
Segundo Felipe Fiorani, o governo municipal tem procurado parceiros a fim de suprir as necessidades que as propriedades rurais têm diante da recuperação das nascentes de água. Ele faz um apelo aos agricultores. “Precisamos da ajuda dos proprietários rurais que deverão assumir esta causa se comprometendo a cuidar e proteger as margens dos rios. Só assim teremos sucesso com o projeto”.