Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre participa de lançamento de novo projeto ambiental do governo do Estado.

07/04/2010

Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lança o programa “Adote uma Nascente”; governo municipal faz sua parte e espera parceria de agricultores para proteger a mata ciliar.

 

A Secretaria do Meio Am­biente lançou no Dia Mundial da Água (22 de março), o Adote uma Nascente - Programa de Prote­ção e Recuperação de Nascen­tes com objetivo de incentivar a proteção de recursos hídricos por meio da identificação, ca­das­tro e compromisso de pro­te­ção das nascentes. De acordo com o projeto, pessoas ou en­ti­da­des poderão se cadastrar pa­ra serem padrinhos e ajudarem na recuperação e preservação das nascentes.

O evento foi realizado na Fa­zen­da Santa Sofia, no município de Santa Adélia, e contou com a presença do secretário Xico Gra­ziano e do chefe de gabinete e gerente do projeto “Município Verde Azul”, Ubirajara Guima­rães. Representando o municí­pio de Vista Alegre do Alto, o pre­feito Antonio Fiorani, o secretário municipal de Obras, Planeja­men­to e Serviços, Felipe Fiorani, e o diretor de Negócios Jurídi­cos, Dr. Josiel Belentani.

Em Vista Alegre do Alto, a pre­feitura local já desenvolve ações para proteção das nascentes. Um minucioso trabalho de le­van­tamento da área do município auxiliou o programa de reflores­ta­mento para recuperação de rios e nascentes. “Além de quan­tificar as áreas, o estudo apontou as nascentes em processo de degradação”, relata o secretário Felipe Fiorani que também co­or­dena as atividades em prol do meio ambiente.

Para amenizar a situação, a administração municipal contou com a parceria do Viveiro de Mu­das da Usina Nardini, pro­mo­vendo o plantio de várias mudas de árvores. Ainda contou com o apoio dos programas de Micro­bacias Hidrográficas e Melhor Caminho (ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento) para conter as águas pluviais e o controle de erosão nas es­tra­das rurais, evitando o assorea­men­to dos rios.

Segundo Felipe Fiorani, o go­­verno municipal tem procu­ra­do parceiros a fim de suprir as ne­cessidades que as proprie­da­des rurais têm diante da recupe­ração das nascentes de água. Ele faz um apelo aos agri­cul­to­res. “Pre­cisamos da ajuda dos pro­­prietários rurais que deverão as­sumir esta causa se compro­me­tendo a cuidar e proteger as mar­­gens dos rios. Só assim te­re­­mos sucesso com o projeto”.